Rio de Janeiro: Tour Grand Bazaar – Parte 1

Como já adiantei, o Ponto de Encontro para o inicio do Tour é em frente ao CineOdeon. Quem conhece o Rio sabe que o CineOdeon não é um cinema tradicional. Além de ter toda a estrutura de um cinema antigo: é apenas uma sala e parece com um teatro. O CineOdeon exibe alguns filmes do circuito nacional, mas seu diferencial é a exibição de filmes que estão fora desse circuito. Nele ocorre Festivais como Maratonas Odeon, Festival do Rio, Anima Mundi e tinha o Cine Cachaça, que acabou. Conhecemos todos os detalhes dessa história com o Tour.

grand_bazaar02

A guia nos falou da história da Praça, mais conhecida como Praça da Cinelândia, mas que tem como nome verdadeiro de Praça Marechal Floriano. Quem gosta de história vai adorar saber que foi ali que ocorreram os grandes conflitos da Revolta da Vacina.

Aluguel de carro

Saímos da Praça da Cinelândia em direção ao Passeio Público. Preciso confessar que eu não fazia a menor idéia que havia um parque tão bonito dentro daquelas grades. Pra mim, era um lugar abandonado. Mas não é. Além de bonito, tinha policiamento lá dentro. Só senti falta da limpeza no local, há sacos de lixos pelos cantos e um cheiro não muito agradável. Nesse parque tivemos a noção de quanto foi aterrado no Rio, porque a Baia de Guanabara vinha até os portões do Parque!

A Baia de Guanabara ia até as grades dessa obra.

A Baia de Guanabara ia até as grades dessa obra.

O mestre Valentim sempre colocava uma pirâmide em suas obras. No parque ele colocou duas. Sabem por quê?

O mestre Valentim sempre colocava uma pirâmide em suas obras. No parque ele colocou duas. Sabem por quê?

Saído dele fomos em direção a Lapa, mas antes tivemos uma pequena explicação sobre o que era o Prédio da Escola de Música da UFRJ e o prédio ao lado: o Automóvel Clube do Rio de Janeiro. Ao pararmos em frente a Sala Cecilia Meirelles, a guia nos contou a primeira parte da história da Lapa, esta parte é a bem clássica. A Lapa como o reduto de prostitutas e malandros.

Sala Cecília Meirelles

Sala Cecília Meirelles

Em meio as ruas da Lapa

Em meio as ruas da Lapa

Depois de irmos a Escadaria Selaron, voltamos e fomos em direção aos Arcos da Lapa. Neste espaço, nos foi contata a segunda parte da história da Lapa. Agora, as pessoas já viam a Lapa como um local onde a vida cultural deveria ser aproveitada. Afinal, muitos dos nossos artistas vivam por lá. Vocês sabiam que a Fundição Progresso era apenas uma casa que servia para os trabalhos administrativos do Circo Voador?! Nem a gente!

Escada Selaron

Escada Selaron

grand_bazaar10

UPDATE:A empresa Rio Walks finalizou suas atividades em Agosto de 2013.

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

Dados Financeiros:
Tour: R$ 50,00 por pessoa

Passeio realizado em Novembro de 2012.

LEIA MAIS:
Rio de Janeiro: Pub Crawl Carioca
Rio de Janeiro: Trilha do Pão de Açúcar
Rio de Janeiro: Pimenta’s Restaurante e Bar

Posted in AMERICA DO SUL, BRASIL, CIDADE DO RIO, CULTURAL, RIO DE JANEIRO and tagged , , , , , , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *