Rio de Janeiro: Tour Amantes da História 1

Como contamos no post anterior, fizemos o tour Amantes da História duas vezes. Foram dois sábados seguidos e pudemos perceber que o guia faz total diferença de como você viverá essa experiência. Desse ocorrido, podemos tirar algo de bom, tentar achar um guia do local para onde você vai por indicação, de preferencia, a indicação de alguém que você sabe que tem um gosto parecido com o seu.

Novamente, iniciamos o tour na Cinelândia. Como nós já tínhamos feito no Grand Bazaar Carioca. Como eramos apenas nós dois nesse tour, a Bia perguntou se precisava repetir tudo referente a parte do Odeon ou se podia começar com os monumentos da segunda parte. Então, comecemos pela segunda parte dos monumento da Praça da Cinelândia.

No centro da Praça da Cinelândia

No centro da Praça da Cinelândia

A Bia começou a nos contar sobre toda a história de transformação da Cinelândia, os detalhes da obra que fica quase no meio da praça. E todos os detalhes das construções do Teatro Municipal, Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional, Museu Nacional de Belas Artes e o famoso Amarelinho. Todos esses espaços foram e ainda são locais de muita movimentação de pessoas e manifestações no entorno do centro do Rio.

Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Biblioteca Nacional

Biblioteca Nacional

Amarelinho

Amarelinho

tour_centro_rio

Saindo da região da Cinelândia, fomos em direção ao Largo da Carioca. Durante a semana, é um local com muita gente e movimento, mas no sábado é uma região tranquila. O Largo da carioca sofreu muitas transformações ao longo do tempo. Neste espaço, não existe quase mais nada dos anos passados a não ser o chafariz. No largo da carioca, se encontra o Convento de São Antonio, o Santo Casamenteiro ou não, que ao lado está a Igreja de São Francisco da Penitência.

Jardim dentro do Convento

Jardim dentro do Convento

Para acessar o convento e a Igreja, basta passar pelos jardins do BNDS, que tem duas entradas facilmente visíveis, a partir da Cinelândia, no Largo da Carioca. Dentro do túnel que dá acesso ao convento, há fotos de toda a evolução do Largo da Carioca. Indicamos muito a visita, vale muito a pena.

Aluguel de carro

Saímos o Largo da Carioca em direção Palácio Tiradentes. O Palácio Tiradentes tem visita guiada caso alguém se interesse em conhecer a parte interna, assim como a Biblioteca Nacional e o Teatro Municipal. Uma coisa interessante que eu não sabia é que não existem registros de como era Tiradentes. Logo, todas as fotos que temos hoje são livres, não fieis ao real. Por isso, a estatua de Tiradentes em frente ao Palácio é inspirada em um grande mártir. E ai, sabe quem é?!

tour_centro_rio07

Palácio Tiradentes

Palácio Tiradentes

tour_centro_rio09

Em seguida, fomos em direção ao Paço Imperial, na Praça XV. Esse foi o local onde tivemos a maior aula de história de todo o passeio. Ouvimos tudo sobre a chegada da Família Real. Aproveitamos e vimos um pouco da feira de antiguidades que ocorre todo sábado, nessa região.

Paço Imperial

Paço Imperial

tour_centro_rio11

Eu sempre ouvia falar do famoso Arco do Teles, mas mesmo trabalhando muito próximo eu não sabia onde ficava. Foi mais uma das descobertas que fiz com o tour. A entrada do Arco do Teles fica ao lado esquerdo da estatua do General Osório. Quando entramos no local tivemos a sensação de estarmos voltando ao Rio Antigo. Dentro de sua rua, tem vários bares, mas tudo com as construções mais antigas. Deve ser ótimo para ir num sábado, sentar e pedir uma ótima feijoada. No Arco do Teles morou uma grande Artista “brasileira”. Adivinha quem é?!

UPDATE: A empresa Rio Walks finalizou suas atividades em agosto de 2013.

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

Dados Financeiros:
Tour: R$ 50,00 por pessoa.Passeio realizado em Novembro de 2012.

LEIA MAIS:
Rio de Janeiro: Pelos Trilhos de Santa Teresa 2
Rio de Janeiro: Tour Amantes da História 2
Rio de Janeiro: Tour Grand Bazaar – Parte 3

Posted in AMERICA DO SUL, BRASIL, CIDADE DO RIO, CULTURAL, RIO DE JANEIRO and tagged , , , , , , , , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *