Argentina: Zoológico de Luján, na província de Buenos Aires

Ir ao Zoo de Luján estava nos nossos planos desde antes de sairmos do Rio. Saímos daqui bem curiosos sobre a estrutura e organização do local e cheios de dúvidas sobre como funcionava. E o que posso dizer a respeito!? Não achei o lugar legal nesses aspectos.

luja

Vejo muitas pessoas falando mal de atrações que envolvam animais. Muitas pessoas falam mal de locais tipo zoológicos, circos ou parques de exibições/show de animais como tem na Disney. Eu não sou extremamente contra, mas eu acredito que se as pessoas tem esse tipo de entretenimento que lhes rende dinheiro, eles deveriam reverter uma boa parte dos seus lucros para que as principais atrações, os animais, sejam bem tratados e, se possível, com uma estrutura bem semelhante ao que seria seu ambiente natural.

luja-2

Dito isso posso explicar que eu fui no Zoo de Luján. Banquei a turista, bati as fotos com os bichinhos, comprei as fotos pagas num CD. Mas olhei com os olhos um pouco mais atentos e vi que o lugar é muito mal cuidado. É muito seco, o chão do Zoo é de terra e a poeira fica subindo a cada carro que passa.

luja-3

Não posso dizer que tenho 100% de certeza, mas eu fiquei bem na dúvida se os rumores que os bichos são dopados é verdade ou não. Todos os bichos mais perigosos estavam deitados dormindo e se, por acaso, algum apresentasse algum movimento de acordar logo vinha aquela famosa mamadeira que eles bebiam com leite e logo depois voltavam a dormir. Mas ao mesmo tempo tem gente afirmando que os animais tem o hábito noturno e por isso eles passam grande parte do dia dormindo.

luja-5

Achei que os animais que pareciam menos mal tratado eram os ursos e elefante. Esses pareciam bem próximo do que para mim seria o normal.

luja-7

Então, eu acho que é uma experiência interessante, mas que os responsáveis tem muito a melhorar na estrutura para os animais!

luja-6

Detalhes:
Não fomos a Lujan sozinhos, não usamos nenhuma das dicas de como chegar que coloquei no post anterior. Como já estávamos nos últimos dias, resolvemos que queríamos ir aos passeios sem nos preocuparmos muito com os detalhes. Era uma ideia para já ir descansando para voltarmos ao Brasil prontos a voltar a rotina.

Aluguel de carro

Então, fechamos o passeio pela BsAs4U. Não foi barato, mas achamos que seria mais prático. O único problema que tivemos com eles foi que o passeio é marcado para sair as 9h. O nosso motorista só chegou ao hotel com quase 1h de atraso, ele nos disse que estava tendo manifestação na frente na Casa Rosada e por isso atrasou.

Depois ele não consegui contato com a guia dentro zoológico, então, fomos primeiro a Basílica de Lujan e depois ao zoológico. Só que, quando chegamos lá, a guia já estava com um grupo e já tinha passado pela jaula do Leão. Tivemos que furar fila, e Deus sabe como odeio isso, fiquei muito constrangida e fizemos alguns passeios correndo pra tentar alcançar o grupo.

luja-4

A parte boa que ter ido a Basílica antes foi que na última atração começou a cair uma chuva bem forte, se tivéssemos que ir a Basílica não teríamos a fotos bonitas que temos.

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

Dados Financeiros:
Fotos no Zoo: R$ 60,00
Coca-cola: $ 15,00

Viagem realizada em Dezembro de 2012.

LEIA MAIS:
Buenos Aires: Cemitério da Recoleta e a Floralis Generica
Buenos Aires: San Telmo e Caminito
Buenos Aires: Paseo del Rosedal

Posted in AMERICA DO SUL, ARGENTINA, AVENTURA, BUENOS AIRES, LUJÁN and tagged , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

5 Comments

  1. 'A primeira vista Lujan parece uma ótima atração. Qd descobri há alguns anos fiquei querendo ir na proxima viagem a BUE. Aí ano passado qd ia com a familia eu fui verificar e vi que isso não se sustenta qd vc descobre que eles ficam abertos 7 dias por semana, longas horas por dia. Me parece óbvio que os animais são dopados o tempo inteiro e que são explorados ininterruptamente. Pesquisei e vi que diversas ongs internacionais já alertaram sobre isso. Por isso, por sermos contra, não fomos. E não falo sobre o local no blog. Não tenho provas de nada, não há nenhum inquerito aberto ou ago assim pra que eu possa falar contra, mas a favor ou propaganda não faço, e não vou.
    bjs,

  2. Pois é, Jackie! Eu não fiz essa pesquisa que você fez, mas li alguns blogs que falavam que o tal do leite era meio "milagroso" e outros dizendo que esses animais tem hábitos noturnos. Já fui achando que seria um atração polêmica.

    Além disso, achei o lugar muito mal cuidado. Enfim, pra ser um lugar legal tinha que melhorar MUITO.

    Beijos

  3. Olá! Vou à Buenos Aires no fim do ano e encontrei seu blog ao procurar algumas informações sobre o zoológico de Lujan na internet. Também comprei este passeio através da empresa BsAs4u, mas após ler seu post fiquei meio apreensiva! Tomara que dê tudo certo! Não quero entrar na polêmica se os animais são ou não dopados, mesmo porque não sou nenhuma especialista para afirmar alguma coisa. Só queria fazer um comentário em relação aos felinos, sobre o fato de eles sempre estarem dormindo em Lujan. Amo animais e já visitei vários zoológicos e posso afirmar que é muito difícil achar um felino acordado durante o dia! Sempre tiro muitas fotos dos animais e, esses dias, olhando algumas delas, pude observar que a maioria dos felinos em todos os zoológicos que visitei estavam dormindo nas fotos! Os que não dormiam, curtiam uma preguiça! Então acredito que seja um hábito deles mesmo! Beijos e Parabéns pelo Blog!

    • Tomará que não aconteça com você os imprevistos que tivemos. Mas houve uma passeata mesmo no dia, uma das funcionárias do hotel em que estávamos nos falou que até o entregador dos pães do café da manhã atrasou naquele dia.

      Cada vez mais que lemos a respeito sobre a possibilidade dos bichinhos serem dopados, nós passamos a acreditar menos nessa possibilidade.

      No dia em que fomos estava muito quente, o que é mais um motivo para eles estarem mais sonolentos e preguiçosos.

      Bom passeio!!!

  4. Fui a BSAS e não fui ao Lujan depois de pesquisar e perceber que a coisa não pode estar certa, pelos motivos que vocês já sabem: horários, provável dopagem dos animais, condições estressantes, e outras tantas. Assim, considero ofensiva a prática aos animais, e não faria propaganda em blog (nem tenho! rrsrsr) e desencorajo quem faz a remover as fotos, porque muita gente vê a foto com os animais e não está muito ai. Ver estas fotos é mais ou menos como ver alguém que voltou ao tempo da escravidão posar feliz ao lado de escravos e no fim dizer: mas não recomendo. Melhor nem postar pra não promover, não acha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *