Rio de Janeiro: Circo Voador e Fundição Progresso

Como muitas pessoas devem saber, a região da Lapa, no Rio de Janeiro, é cercada de bares, restaurantes e casas noturnas. Entre esses lugares tem dois que frequento com muita frequência: o Circo Voador e a Fundição Progresso. O que eu não sei se todos sabem é que essas casas tem trabalhos muito legais além dos shows que todos ficam sabendo.

Fundição Progresso
A Fundição Progresso conta com o NEC – O Núcleo de Educação e Cultura Fundição de Paz e Progresso. O NEC é um projeto sócio-cultural que oferece uma imersão artística dentro do centro cultural para estudantes de escolas da Rede pública de Ensino, com oficinas de música, teatro, graffiti, circo, filosofia e cenografia para alunos de 1º e 2º ano do ensino médio.

Fundicao-Progresso_photo-3

Além dos cursos pagos que o local disponibiliza a todos os interessados por preços bastante acessíveis.

A Fundição também tem um diferencial em relação a venda de ingressos para shows. Se você levar 1 kg de alimento não perecível, você paga meia nas entradas, alimentos que são doados. Eu acho um ótimo incentivo para quem vai assistir aos shows, além de ajudar a quem precisa.

Aluguel de carro

Circo Voador
Já o Circo Voador conta com 3 projetos bastante interessantes: Creche-Escola: Brincar e Aprender; Escola Livre de Artes e Estação Joaquim Silva. O primeiro se trata de apoio a crianças carentes, os demais são cursos pagos pelos interessados, mas a custo acessível a pessoas carentes.

circo-voador-casa-de-show-no-rio-de-janeiro-rj

Além desses projetos, o Circo Voador faz eventos com entradas gratuitas em que novos artista, músicos, dj’s se apresentam. Eu acho esses eventos bastante interessantes pois as pessoas que tem mais dificuldade de acesso a cultura pode aproveitar e novos artista podem crescer profissionalmente. Normalmente, esses eventos não ocorrem as sextas e sábados. É mais comum no domingo e dias de semana. Em contrapartida, aos dias menos acessíveis, a entrada costuma ser gratuita ou bem acessível.

No último dia 19, estive no Circo para conhecer O Mercado – Feira Gastronômica. O Mercado Feira Gastronômica é uma feira diferente, que agrega em um único lugar comidinhas de qualidade, preço acessível e cultura. Para comemorar seu 1º ano de sucesso em São Paulo, a organização escolheu a cidade do Rio de Janeiro para ser a próxima capital a sediar a feira que já teve 13 edições.

rio-2

Além desse evento o Circo Voador também conta com a MOLA – Mostra Livre de Artes. O projeto tem o objetivo de abrigar artistas de diversas áreas que não encontravam espaço para expor suas obras. O projeto que chegou à sua sétima edição em 2012.

Então, se você estiver passando pelo Rio e estiver procurando um evento legal para conhecer dê uma olhada nesses lugares, vai que está rolando algo acessível e muito interessante!

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

LEIA MAIS:
Rio de Janeiro: Salto de Paraquedas
Rio de Janeiro: Pelos Trilhos de Santa Teresa 2
Rio de Janeiro: Tour Amantes da História 2

Posted in AMERICA DO SUL, BRASIL, CIDADE DO RIO, RIO DE JANEIRO and tagged , , , , , , , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *