A Copa do Mundo e as viagens pelo Brasil

Não costumo escrever post’s no estilo desabafo, mas acho que esse é um bom momento para sair o primeiro deles.

Hoje saiu uma notícia na Folha sobre o que muitos já imaginavam que iriam acontecer com o Brasil em relação à Copa do Mundo de 2014, mas talvez não se esperasse nessa proporção: aumento dos preços de passagens internas. Eu complementaria dizendo que tudo em relação a turismo, provavelmente, irá aumentar no período da Copa: vôos, hospedagem, alimentação, atrações turísticas.

Fiquei muito desapontada com essa notícia porque o ano de 2013 foi um ano de viagens internas para nós. Só este ano fizemos: Ilha Grande (RJ), Curitiba (PR), Morro de São Paulo (BA) e faremos Natal e Pipa (RN) em dezembro. Nós gostamos de viajar pelo Brasil, achamos que o nosso país tem muitos lugares incríveis. Só que isso não saí nem um pouco barato, até porque, no nosso caso, só podemos viajar em alta temporada.

É muito triste ter vontade conhecer o seu país e acabar escolhendo outros apenas porque não há responsabilidade por parte de quem deveria fiscalizar situações como essas.

TAM

Como eu já imagina que 2014 ia ser um ano de alta para o turismo brasileiro, então, já tínhamos programado viagens para fora. É um jeito de nós, viciados em viagens, não deixarmos de fazer o que gostamos. Mas não acho que seja o certo. Nem para nós, nem para os estrangeiros que desejam vivenciar o momento da Copa do Mundo e também conhecer um pouco do nosso país. E eu digo isso em relação a todos os campos do turismo. Afinal, ser abordado por um vendedor na praia oferecendo um souvenir por um preço e pechinchar ao ponto de conseguir uns 80% de desconto também não me parece ser uma boa imagem pro turismo.

Espero, sinceramente, que isso não ocorra; que a área turística saiba aproveitar todos os investimentos feitos com o Copa e saiba trazer os turistas e não espantá-los. Até porque com esse ano de viagens internas só vez com que a nossa vontade de conhecer o nosso país crescesse ainda mais.

Aluguel de carro

PROTESTO DE BLOGUEIROS DE VIAGEM
Os blogueiros de viagem da RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem), resolveram organizar um protesto online, gerando um “twitaço e Facebookaço” usando a hastag #CopaAbusiva e para mostrar nossa indignação com esses preços abusivos de passagens aéreas e também de outras tarifas como hospedagem, alimentação e entretenimento que com certeza vão aumentar sem justificativa plausível.

Temos o maior orgulho de divulgar nosso país e seus encantos, mostrando nossa experiência explorando tudo o que os destinos têm para oferecer, mas nosso esforço terá sido em vão se os viajantes não puderem explorar o turismo doméstico. Se as práticas abusivas não pararem, se não pudermos oferecer condições para viagens nacionais, com certeza vamos perder muitos viajantes brasileiros e podemos perder inclusive viajantes internacionais! E o “legado” desses eventos começa a se perder já na área do turismo, uma das que deveria receber mais incentivo logo de início!

E você? O que você acha desses preços abusivos? Pretende viajar pelo país mesmo com esses preços ou está fazendo planos para viajar para o exterior?

Se você também está indignado, use suas redes sociais e utilize a hastag #CopaAbusiva para protestar junto com a gente!

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

LEIA MAIS:
Rio de Janeiro: Tour Pelos Trilhos de Santa Teresa
Rio de Janeiro: Tour Grand Bazaar Carioca
Rio de Janeiro: Tour – Amantes da História

Posted in ALAGOAS, AMERICA DO SUL, BAHIA, BRASIL, MATO GROSSO, MINAS GERAIS, PARANÁ, PERNAMBUCO, RIO DE JANEIRO, RIO GRANDE DO NORTE, RIO GRANDE DO SUL and tagged , , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *