Santa Rita de Jacutinga: Fazenda Santa Clara e Cachoeira Santa Clara

Depois de nos aventurarmos pela trilha e Cachoeira do Pacau e almoçarmos no Restaurante do Duque, finalmente, chegamos ao nosso passeio cultural em Santa Rita de Jacutinga: visita a Fazenda Santa Clara. Uns dos grandes motivos para nós querermos conhecer a fazenda são as inúmeras lendas que rondam a fazenda, onde foi gravada a novela Terra Nostra.

De acordo com a história, a Fazenda Santa Clara foi uma grande produtora de café e ponto de comercialização de escravos, no final do século XVIII. Dizem que pela fazenda teriam passado aproximadamente 2800 escravos. Por esses motivos, as histórias que são contadas em Santa Rita de Jacutinga, é que até os dias de hoje se ouve pessoas chorando, correntes sendo arrastadas e outras coisas assustadoras.

Apesar de ser uma parte bastante triste da nossa história achamos que seria interessante conhecer, principalmente, porque a bisavó do Bruno contava histórias da fazenda com propriedade, pois ela chegou a morar lá como filha de escrava que já nasceu após a Lei do Ventre Livre.

Antes de sairmos de Santa Rita de Jacutinga, passamos no Centro de Informações Turísticas e confirmamos com o Glayson se a Fazenda estaria aberta numa sexta-feira, pois como já comentamos, a cidade funciona, principalmente, no fim de semana. Ele chegou a ligar para o filho da dona da fazenda, que disse que a mãe dele estava na casa e poderia fazer a visita guiada. Entretanto, quando chegamos na fazenda, uma senhora atendeu dizendo que não havia visita naquele dia. Então, a nossa dica é vá apenas no fim de semana para não correr o risco de perder a viagem como nós.

Fazenda Santa Clara

Fazenda Santa Clara

Aluguel de carro

Aproveitamos que estávamos perto e passamos na Cachoeira Santa Clara, mas comparando com Cachoeira do Pacau, que tínhamos feito de manhã, ela era muito pequena e não nos animamos a ficar muito tempo.

Cachoeira_Santa Clara_Santa Rita de Jacutinga-2.jp

Cachoeira_Santa Clara_Santa Rita de Jacutinga

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

Dados Financeiros:
Paga-se para entrar na Fazenda Santa Clara: Não tenho certeza se é R$10 ou R$15 por pessoa.

Localização: Estrada Santa Rita – Rio Preto, Km 20

Viagem realizada em Dezembro de 2013.

LEIA MAIS:

Santa Rita de Jacutinga: Rapel e Igreja do Alto
Santa Rita de Jacutinga: Fazenda Santa Clara e Cachoeira Santa Clara
Santa Rita de Jacutinga: Restaurante do Duque

Posted in AMERICA DO SUL, BRASIL, CULTURAL, MINAS GERAIS, SANTA RITA DO JACUTINGA and tagged , , , , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *