Pipa: Suas Praias

Depois do nosso revigorante almoço, resolvemos caminhar pelas praias mais próximas.

Como você pode ver, ao redor de Pipa, há várias praias. Nós passamos por muitas delas nos diversos passeios que fizemos. Então, resolvemos fazer um resumão nesse post, porque caso o seu estilo de viagem seja mais relaxante, você também pode conhecê-las apenas com algum tempo de caminhadas.

Sagi
É a última praia do Rio Grande do Norte. O rio Guaju serve de divisa com a Paraíba. Nós passamos pelo rio sobre uma balsa. Sagi se localiza a 89 km de natal; 110km de João Pessoa e a 45 km da praia da Pipa, indo pela praia.

Barra do Cunhaú
É uma das últimas praias do estado do Rio Grande do Norte, mas também faz parte do roteiro de muitos passeios que saem da Pipa. O mais interessante a ser feito é banhar-se nos rios e nas piscinas naturais que se formam quando a maré está baixa.

Praias - Natal - RN-7

Sibaúma
É uma praia muito conhecida por suas piscinas naturais que se formam durante a maré baixa. Nos dias em que estivemos por lá, o local não se encontrava com muitas pessoas. Descobrimos que a praia ainda é pouco explorada pelos turistas. Talvez, pelo fato de ser um pouco distante, nós mesmo só estivemos lá porque o local estavam incluídos nos roteiros dos passeios que fizemos. Mas, é possível chegar a esta praia de van, carro ou bicicleta. Apesar da distância, há barracas de praia e bares. Além de pousadas para os que desejam fugir do agito de Pipa.

Praias - Natal - RN-6

Praia das Minas
É considerada a praia mais deserta de Pipa. Apesar disso, ela tem sido muito visitada pelos praticantes de kitesurfe por causa dos seus bons ventos. A Praia das Minas faz divisa com a Praia do Amor, seu ponto de divisão é da Pedra do Moleque. De acordo com a história de Pipa, quando a Pedra do Moleque foi vista pelos navegantes portugueses de longe, eles acharam que ela tinha o formato de um barril, conhecida por eles como Pipa.

Praias - Natal - RN-5

Praia do Amor
Seguindo em direção ao Sul, encontramos a Praia do Amor, que se encontra cerca de 10 minutos da Praia do Centro. A Praia do Amor tem esse nome por ter uma piscina natural em forma de coração, quando for ao chapadão, dê uma olhada, nós conseguimos ver o formato de coração. Atualmente, a Praia do Amor é point para surfistas e praticantes de kitesurf. Nos seus arredores você pode encontrar bons bares. Dessa forma, é possível passar o dia inteiro nest praia. Também é possível praticar aulas de surf, kitesurf, frescobol e inclusive com bares que oferecem slackline para os clientes.

Praias - Natal - RN-4

Praia do Centro
É a praia mais próxima ao centro de Pipa. Por esse motivo, a mais popular entre os turistas. Depois que chegamos a esta praia percebemos que poderíamos ter almoçado nela por há diversos quiosques e restaurantes à beira-mar.

Aluguel de carro

Baía dos Golfinhos
Partindo da Praia do Centro na direção norte, a Baía dos Golfinhos é a primeira praia. Como o nome não deixa negar, esta praia é o melhor lugar para se ver os golfinhos que passeiam pelas águas calmas da baía. Nela também é possível praticar atividades como caiaque e stand up paddle.

Praia do Madeiro
Logo depois da Baía dos Golfinhos, encontramos a Praia do Madeiro. Nesta praia também é possível avistar golfinhos, seu diferencial é que ela oferece mais estrutura do que a anterior, com diversas barracas à beira-mar. É possível chegar a Praia do Madeiro caminhando, quando a maré está baixa, ou pode-se pegar uma van com o destino a Tibau do Sul nas ruas de Pipa.

Praia das Cacimbinhas
Esta praia tem esse nome por se encontrar logo abaixo das Dunas de Cacimbinhas. Ela é separada das Dunas apenas pela rodovia RN-003. A Praia das Cambicinhas é bastante procurada pelos praticantes de wind e kitesurf. Os praticantes de paragliders também frequentadores da praia devido a altura das falésias e as correntes quentes de vento que auxiliam nos saltos e também podem curtir as belas paisagens da região. Da mesma forma, como na Praia do Madeiro é possível chegar a Praia das Cacimbinhas caminhando a partir da Praia do Centro ou pegar uma van para Tibau do Sul.

Ponta do Pirambu
A Ponta do Pirambu se encontra na Praia do Giz que é a praia mais próxima saindo de Tibau do Sul. Nesta praia é possível ter um banho de mar com águas bem tranquilas. A praia conta com algumas barracas escondidas entre os coqueiros para que os turistas tenham um pouco mais de conforto.

Praias - Natal - RN

Tibau do Sul
Este é o lugar perfeito aqueles que querem admirar o pôr-do-sol. Nos seus arredores possuem quiosques e alguns restaurantes que ficam bastante cheios durante o pôr-do-sol. Nós fizemos um passeio que teve como parada final esses restaurante para podermos apreciar esse lindíssimo momento. Também é possível ir independente, assim pode-se passar o dia no Ponta do Pirambu, fazer uma pequena caminhada pela praia até Tibau e terminar o dia assistindo o sol se pôr, com vista para a Lagoa Guaraíras.

Lagoa Guaraíras
Esta é uma das principais atrações turísticas do município de Tibau do Sul. A Lagoa de Guaraíras já foi 100% composta de águas doces, entretanto, por ações humanas e da natureza a Lagoa foi aberta ao mar. A Lagoa de Guaraíras conta com diferentes passeios ao se redor como barco, banana-boat e pesca esportiva, assim como a atividade de criação de camarões também é desenvolvida nos arredores da Lagoa. No passeio de barco que fizemos, foi possível ver a pesca artesanal nas canoas, e claro, apreciar o pôr-do-sol.

Praias - Natal - RN-2

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

Viagem realizada em Dezembro de 2013.

LEIA MAIS:
Pipa: Restaurante – Punto Giusto
Pipa: Passeio de Buggy
Pipa: Sole Mio

Posted in AMERICA DO SUL, BAÍA FORMOSA, BRASIL, PIPA, RIO GRANDE DO NORTE, TIBAU DO SUL and tagged , , , , , , , , , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *