Foz do Iguaçu – Circuito Especial na Hidrelétrica Itaipu Binacional

Pouco depois que fechamos nossa viagem a Foz do Iguaçu, sem querer, assistimos um documentário sobre a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia: a Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional. Com a ajuda desse documentário percebemos o quanto sua construção, nos anos de 1975 a 1982, influenciou no crescimento da cidade de Foz do Iguaçu. Por conta disso, quando descobrimos que a Itaipu Binacional é aberta a visitação não pudemos deixar de ir.

Usina_Itaipu_Foz_do_iguacu

Usina Hidrelétrica de Itaipu está localizada a aproximadamente 8 km do centro de Foz do Iguaçu. Nós fechamos a visita através da Loumar, mas é possível comprar os ingressos diretamente no site da Usina e ir até ela de carro ou táxi.

Itaipu Binacional
A Usina foi construída entre os anos de 1975 e 1982 após um acordo feito entre o Brasil e Paraguai. Tal acordo era necessário pois ela foi construída na fronteira entre estes dois países, no Rio Paraná. A Itaipu Binacional conta com 20 unidades geradoras que abastecem 75% do Paraguai e 17% do Brasil. Em 2013, a Usina quebrou um recorde de geração de energia atingindo 98,6 milhões MW/h.

Todas as visitas realizadas na Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional é realizada com o acompanhamento dos guias de turismo da usina. Ela conta com dois passeios principais:

Visita Panorâmica – ao nosso ver é a mais mais simples. Nela é possível apreciar o lado externo da usina, passando pelo vertedouro e pelo topo da barragem onde estão instaladas as 20 unidades geradoras.

Visita Circuito Especial: a visita pelo circuito especial é a mais completa. Além de passar pelas áreas externas feita na Visita Panorâmica, nesse passeio é possível conhecer o interior da usina para entender melhor todo o seu funcionamento e como a energia é gerada.

Usina_Itaipu_Foz_do_iguacu-19

Ambas as visitas ocorrem diariamente das 8h às 16h. A diferença se encontra nos intervalos entre uma e outra e no tempo de duração da visita. A Visita Panorâmica tem intervalos de saída de 1 hora e duração de aproximadamente 1h40min. Já o Circuito Especial dura aproximadamente 2h30min e tem intervalos de saída de 1 hora a 1h30min. No entanto, quando fomos, por conta do feriado, os intervalos estavam menores.

É importante lembrar que para a Visita do Circuito Especial é necessário ir com calçado fechado, sem salto e roupas abaixo do joelho. Também não é permitido levar bolsas e mochilas no interior da usina, apenas seus itens pessoais e sua câmera fotográfica. Para isso, há armários disponíveis para serem alugados e deixar os seus pertences, pagos à parte.

Ainda há diversas outras opções de passeios disponíveis. Nós tivemos muito interesse em fazer o passeio da Iluminação da Barragem durante a noite. Entretanto, tivemos que deixar para uma próxima oportunidade. No site da Itaipu Binacional, você pode ver todos os passeios disponíveis.

Nossa experiência
Nós fizemos o Circuito Especial e ficamos muito satisfeitos com o passeio. O passeio se inicia com a Visita Panorâmica no ônibus. Ele não é aquele ônibus turístico de dois andares, mas o ônibus é muito bom com lugares para todos, água a disposição e os guias da Itaipu Binacional.

A primeira parada do nosso circuito é uma visita ao vertedouro. O vertedouro é uma estrutura de suporte que serve para escoar a água em excesso do reservatório em épocas de chuvas, dessa forma, ele não é aberto com muita frequência. É preciso ter bastante sorte para vê-lo funcionando. No dia em que fomos, ele estava fechado.

Usina_Itaipu_Foz_do_iguacu-3

A segunda parada é no mirante central. Nesta parada é possível ter uma noção da real dimensão da Usina.

Usina_Itaipu_Foz_do_iguacu-4

Após o Mirante, seguimos em direção ao topo da barragem que é uma estrutura de concreto construída para reter o curso do Rio Paraná e formar o reservatório. Deste ponto é possível ver o reservatório da usina e sua imensa extensão de água, uma mistura de reservatório do Rio Paraná.

Usina_Itaipu_Foz_do_iguacu-7

Usina_Itaipu_Foz_do_iguacu-10

Após as paradas acima, chegou o momento de darmos inicio a visitação interna. A entrada possui uma estrutura que é chamada de catedrais de concreto. Ao passarmos pela estrutura e olharmos com atenção, pudemos ter uma ideia de qual profunda ela é.

Usina_Itaipu_Foz_do_iguacu-11

Seguimos o passeio pelo interior da Usina, pudemos ver um grande salão com fotos que auxiliam o guia a contar a história de sua construção. Também vimos a sala do comando central onde os técnicos brasileiros e paraguaios monitoram toda a produção de energia.

Usina_Itaipu_Foz_do_iguacu-13

Usina_Itaipu_Foz_do_iguacu-14

Após esse passeio descemos muitos andares, através de elevadores, até a Estação Galeria, que conta com aproximadamente 1km de comprimento. Por fim, descemos ao Eixo da Turbina, local onde as turbinas estão trabalhando para gerar energia para diversas localidades espalhadas pelo Brasil e Paraguai.

Usina_Itaipu_Foz_do_iguacu-16

Usina_Itaipu_Foz_do_iguacu-17

A visita a Hidrelétrica Itaipu Binacional foi uma atividade bastante interessante em Foz do Iguaçu.

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

Dados Financeiros:
Circuito Completo Itaipu Binacional e transfer: R$ 105,00 por pessoa com a Loumar

Comprando no site:
Visita Panorâmica: R$ 26,00 (estudante – R$13,00)
Visita no Circuito Especial: R$64,00

Viagem feita em Abril de 2014.

Paraguai: Cidade del Leste
Foz do Iguaçu: Review – Hotel Bella Itália
Foz do Iguaçu: Contratação de Passeios

Posted in AMERICA DO SUL, BRASIL, CULTURAL, FOZ DO IGUAÇU, PARANÁ and tagged , , , , .