Lima: um dia inteiro pelo centro histórico

Como falamos em outro post, as segundas e terças-feiras são dias em que muitas atrações de Lima se encontram fechadas. Por esse motivo, escolhemos uma segunda-feira para andarmos meio sem destino pelo centro histórico de Lima. Apesar de aproveitarmos essa informação para descansarmos até mais tarde e tomarmos café com calma, quando chegamos ao centro histórico, um pouco depois das 10 horas da manhã, algumas atrações dessa região já estavam abertas.

A primeira coisa que nos chamou atenção ao chegarmos ao local foi que o centro histórico de Lima é um dos mais bonitos que vimos até hoje. A Plaza de Armas é cercada por prédios encantadores e bem cuidados. Outro detalhe que também nos impressionou é que enquanto as pessoas estavam limpando a praça não era permitido que ninguém entrasse nela, para que isso fosse respeitado alguns guardas estavam posicionados em lugares estratégicos e impediam a entrada de turistas desavisados como nós.

Então, após ficarmos por um tempo apreciando o redor da Plaza das Armas, iniciamos as visitas a algumas atrações.

Plaza de Armas
A Plaza de Armas, também chamada, por muitos de Plaza Mayor, foi o centro do povoado no século XVI fundado por Francisco Pizzaro, conquistador do Peru, além de ter sido o centro do império espanhol. Nenhum dos edifícios originais sobreviveram ao tempo ou aos abalos sísmicos que aconteceram no país. Todos já foram reformados, alguns mantendo um pouco das estruturas originais, já outros sofreram grandes mudanças.

Plaza_de_armas_Lima_Peru-3

A imponente fonte de bronze de 1650 que se encontra no centro da Praça faz com que os edifícios reconstruídos ao seu redor tenha um clima todos especial fazendo com que muitos turistas passem bastante tempo por lá apreciando o local.

Palacio Arzobispal
Ou também conhecido como Palácio Arquiepiscopal, este é um dos prédios que se encontram de frente para o Chafariz da Praza de Armas. Ele foi construído em 1924 em estilo colonial e apresenta alguns dos mais requintados balcões de inspiração mourisca, arquitetura árabe e palestina, da cidade.

Palacio_Arzobispal_Lima_Peru-5

Esta foi a primeira atração que visitamos no centro histórico de Lima. Na verdade, internamente ele tem a estrutura de um museu. Pudemos ter uma ideia de como era a moradia dos padres e arcebispos. Apesar de não sermos católicos praticantes, foi uma atração interessante de ser visitada.

Palacio_Arzobispal_Lima_Peru-4

Palacio_Arzobispal_Lima_Peru-3

Para visitar o Palácio Arzobispal é cobrada uma taxa de entrada.

Palacio_Arzobispal_Lima_Peru-2

Palacio_Arzobispal_Lima_Peru

Palacio del Gobierno
O Palacio del Gobierno é mais um dos prédios na frente da Praza das Armas e ocupa todo o quarteirão a que pertence. O prédio é um grandioso edifício de estilo barroco de 1937 que serve de residência para o presidente do Peru. Diante dele estão os guardas presidenciais com belos uniformes.

Palacio_del_Gobierno_Lima_Peru-6

Quando saímos da nossa visita do Palácio Arzobispal o segurança reafirmou tantas vezes que poderíamos visitar a Catedral de Lima depois de algum tempo e não precisava ser seguido que ficamos um bom tempo conversando com ele sobre o porquê dessa afirmação até que entendemos que em poucos minutos começaria a troca de guarda do Palacio Del Governo. Então, nos sentamos ao redor da Praza de Armas e ficamos apreciando o local por uns minutos. Mas logo em seguida se iniciou a troca de guarda.

Palacio_del_Gobierno_Lima_Peru-2

Palacio_del_Gobierno_Lima_Peru-5

Diferente do que havíamos lido, ela não começou ao meio dia. Na verdade, ela começou em torno de 11:20 e acabou ao meio dia. A cerimônia é um evento muito interessante. E é feita para que todos a apreciem. Além do famoso passo de ganso ser executado em câmara lenta, a banda, que toca “El Condor Pasa” como marcha militar, percorre todo o espaço e para em frente de todos os que apreciam a cerimônia para que façam parte do show.

Palacio_del_Gobierno_Lima_Peru

Palacio_del_Gobierno_Lima_Peru-4

Nós adoramos a oportunidade de ver esse pequeno espetáculo. O Bruno que entende de instrumentos musicais curtiu mais ainda.

Palacio_del_Gobierno_Lima_Peru-3

Atualmente, o Palácio não está mais aberto a visitação pública regular. A única oportunidade de conhecer um pouco do seu interior é quando acontecem algumas exposições no local. Mas para isso é necessário reserva antecipada.

Aluguel de carro

Catedral de Lima
Depois de assistirmos a cerimônia da troca de guarda nos direcionamos para a Catedral de Lima, que se encontra ao lado do Palácio Arquiepiscopal. Neste mesmo local foi construída a primeira igreja da cidade em 1535. Apesar da fachada manter o estilo barroco, o prédio foi construído e reconstruído várias vezes. Algumas por vontades humanas outras devido aos abalos de terremotos. A última grande restauração foi em 1940. Já o seu interior é baseado no estilo neoclássico no final do século XVIII.

Catedral_de_Lima_Peru-2

Catedral_de_Lima_Peru

Como é possível perceber no passeio pela nave da Catedral, há várias capelas que tem uma dúzia de altares esculpidos em todos os estilos imagináveis. O mais importante deles é o ornamento de couro e madeira do início do século XVII, de autoria de Pedro de Noguera, é uma obra-prima da escultura rococó.

Catedral_de_Lima_Peru-6

Catedral_de_Lima_Peru-5

Na parte traseira da Catedral, há um museu que conta com pintura, paramentos e uma sacristia rica em detalhes ornamentais. Já perto da porta principal fica a capela recoberta de mosaicos com os restos mortais de Pizarro, cuja autenticidade foi questionada em 1977, mas depois foi confirmada a autenticidade.

Catedral_de_Lima_Peru-4

Catedral_de_Lima_Peru-3

Nós acompanhamos um grupo com um guia por um tempo, mas depois acabamos percorrendo todo o caminho da Catedral sozinhos. Para esse serviço de guia é cobrada uma taxa extra.

Monastério de San Francisco
O Monastério de San Francisco foi a nossa última atração no centro histórico de Lima. Ele é composto de um conjunto amarelo de mosteiro e igreja franciscanos. O maior motivo pelo qual os turistas vão conhecê-lo são suas catacumbas repletas de ossos (cerca de 70 mil restos mortais) e sua impressionante biblioteca, que guarda 25 mil textos antigos, alguns anteriores à conquista. Foi exatamente esse o motivo pelo qual fomos, o Bruno quis ver a Catacumba e eu gostei da ideia de ver a biblioteca.

Monasterio_de_San_Francisco_Lima_Peru-2

Além disso, a arquitetura barroca também é um atrativo a parte. Um ponto único é a cúpula em estilo mourisco, árabe e palestino, acima da escadaria principal entalhada em 1625 em cedro da Nicarágua, segundo a guia que fez a visita guiada conosco. Ela também nos mostrou o órgão de tubos original da igreja. Além disso, o refeitório conta com 13 pinturas que retratam o patriarca bíblico Jacó e seus 12 filhos.

A entrada incluí uma visita guiada de aproximadamente 30 minutos em inglês ou espanhol, você escolhe na hora em que estiver aguardando os grupos se formarem. Nós tivemos a sorte de não esperarmos muito. Quando chegamos já tinha um bom número de pessoas esperando para o tour em espanhol.

Não é permitido tirar fotos dentro do Monastério, mas podemos garantir que a visita é no mínimo diferente comparando os outros prédios que vimos nesse dia.

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos do Peru rolando por lá!

Dados Financeiros
Táxi: Miraflores x Centro – S/. 12
Táxi: Centro x Miraflores – S/. 12
Entrada Palacio Arzobispal e Catedral de Lima): S/. 30
Entrada Monastério de San Francisco: S./ 7

Viagem realizada em Agosto de 2014.

LEIA MAIS:
Lima: o desafio de andar de táxi
Ica: City Tour e Winery Tour
Viajando de ônibus pelo Peru

Posted in AMERICA DO SUL, CULTURAL, LIMA, PERU and tagged , , , , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *