Deserto do Atacama: Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche

O Deserto do Atacama é um destino que vai te surpreender a cada novo dia. Para ser ainda mais detalhista, eu poderia dizer que ele pode te surpreender em diferentes momentos do mesmo dia porque isso aconteceu com a gente. Quem poderia dizer que no mesmo dia em que enfrentamos temperaturas de 5ºC para vermos os Geiseres del Tatio estaríamos, na parte da tarde, com temperaturas de 30ºC flutuando numa lagoa de sal em águas mais densas que a do Mar Morto?!

Laguna_Tebiquinche_Atacama-2

Primeira Parada: Laguna Cejar
Neste passeio, nós fomos ao encontro do grupo na frente da Ayllu, agência com quem fechamos quase todos os passeios e indicamos o serviço. Como o localização da lagoa é próxima de San Pedro, são 25 km, a viagem na van cheia de brasileiros não levou muito tempo.

Ao chegarmos lá, o guia que nos acompanhou acabou com a primeira informação equivocada que tínhamos. Não era na Laguna Cejar que iríamos viver a experiência de flutuar sem chances de afundar. A Laguna Cejar é área de preservação ambiental, o que nós pudemos fazer foi chegamos muito próximo a ela e batermos várias fotos. Fora que seu índice de salinidade é muito alto o que faz com que sejam formados cristais pontiagudos de sal em sua borda e chão. Se tornando um local fácil de se cortar.

Logo ao lado da Laguna Cejar se encontra a Laguna de Piedra. Está é a famosa lagoa onde todos vivem a experiência de flutuar, mesmo quem não sabe nadar. Nós demoramos um pouco até termos coragem de enfrentarmos sua água gelada. Afinal, nossa experiência da manhã foi em águas termais. Só que não era possível voltar para casa sem ter feito o passeio por completo. Então, entramos na água que conta com aproximadamente 80% de sal.

Laguna_cejar_Atacama-5 Laguna_cejar_Atacama-4 Laguna_cejar_Atacama-3

Na saída da lagoa fomos aos vestiários, tomamos um bom banho de água doce para retirar toda a concentração de sal e colocamos um roupa de muda seca para seguirmos viagem.

Laguna_cejar_Atacama-6 Laguna_cejar_Atacama-7

Nós nos divertimos muito com essa parada. Nossa dica é tomem cuidado para a água não cair em seus olhos. Um único pingo de água caiu em um dos meus olhos e eu fiquei um bom tempo sofrendo até o efeito do sal passar.

Laguna_cejar_Atacama-9 Laguna_cejar_Atacama-10

Segunda Parada: Ojos de Salar
Os Ojos de Salar são dois grande buracos no meio do deserto que de tão próximos parecem realmente dois olhos. De acordo com o nosso guia, a formação levou alguns anos para estarem como se encontram hoje. Elas são poças d’água no chão, formadas a partir das raras chuva que acontece no Salar. Como o solo não é adaptado a precipitações as poças pesaram no solo, fazendo com que a área afundasse aos poucos, até formar essas lagunas que são de água doce.

Ojos_de_Salar_Atacama-3 Ojos_de_Salar_Atacama

Antes da construção dos vestiários com água doce na Laguna Cejar, uma das formas de se limpar bem da concentração de sal era dar um mergulho nos Ojos de Salar. Hoje, com a água doce mais disponível apenas os mais aventureiros tem coragem de saltar em um dos Ojos. Nós não pulamos, pois já tínhamos nos trocado e o guia nos contou que a água é mais gelada que da lagoa anterior. Fora que o sol já estava indo embora e o vento frio começava a dar sinais.

Ojos_de_Salar_Atacama-4 Laguna_Tebiquinche_Atacama

Nós aproveitamos para ver os aventureiros saltando, apreciamos o deserto ao nosso redor e tiramos muitas fotos.

Terceira parada: Laguna Tebiquinche
A Laguna Tebiquinche foi nossa última parada. Enquanto nós apreciávamos a vista da lagoa que tem a quantidade de água diferente dependendo do degelo e das chuvas nosso guia estava montando a mesa de lanche para o fim do dia. Nessa parada pudemos apreciar o pôr-do-sol com alguns aperitivos e pisco sour. Foi uma ótima forma de finalizar um dia incrível no Deserto.

Laguna_Tebiquinche_Atacama-6 Ojos_de_Salar_Atacama-2

Laguna_Tebiquinche_Atacama-4

Foram muitas paisagens completamente diferentes vistas nesse dia. Foi tanta beleza que só podemos ser gratos por tudo que vivemos. E repetir o que já falamos em outro post: vá ver isso com seus próprios olhos.

Laguna_Tebiquinche_Atacama-8 Laguna_Tebiquinche_Atacama-9

* O blog Por aí e Por aqui recebeu apoio da Ayllu para a realização de todas as excursões fechadas com eles no Deserto do Atacama. A parceria foi realizada, mas a opinião expressa no relato é pessoal e de acordo com a experiência proporcionada pelo trabalho da agência.*

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos do Atacama rolando por lá!

Viagem realizada em Novembro de 2014.

Dados Financeiros:
Tour Ayllu: R$ 105,00
Taxas: CLP $ 4000

LEIA MAIS:
Deserto do Atacama: Garganta del Diablo de Bicicleta
Deserto do Atacama: Pukará de Quitor
Deserto do Atacama: Piedras Rojas, Laguna Altiplanicas e Salar de Atacama

Posted in AMERICA DO SUL, CHILE, SAN PEDRO DO ATACAMA and tagged , , , , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *