Deserto do Atacama: Museo Arqueológico Gustavo Le Paige

Depois do nossa escalada ao estratovulcão Cerro Toco, aproveitamos a parte da tarde para nos alimentarmos direito e também conhecer um pouco da história do Atacama, então, depois de passarmos muito em frente a ele, resolvemos visitar o Museo Arqueológico Gustavao Le Paige, que se encontra na Plaza de Armas de San Pedro.

Museu_Gustavao_Le_Paige_Atacama-12

Gustavo Le Paige foi um padre belga que se tornou uma figura bastante conhecida por conta da sua dedicação ao estudo do passado dos atacameños. Segundo lemos nos arredores do museu, Gustavo Le Paige dedicou 35 anos de vida aos estudos.

O acervo inicial do museu foi reunido e aberto a visitação pela primeira vez em 1957. Já o atual museu foi inaugurado em 1984. O exposição que vimos conta com objetos de culturas pré-colombianas do deserto do Atacama.

O semáforo mostra a intensidade dos raios solares. Enquanto estivemos lá, não vimo nenhum dia abaixo do extremo.

O semáforo mostra a intensidade dos raios solares. Enquanto estivemos lá, não vimo nenhum dia abaixo do extremo.

O museu tem uma forma octagonal, portanto, se desejar seguir a ordem de evolução da história dos atacameños comece pelo corredor a sua direita.

Museu_Gustavao_Le_Paige_Atacama-10

Museu_Gustavao_Le_Paige_Atacama-11

Essa foi a ordem que seguimos, dessa forma pudemos compreender a evolução dos povos que habitaram  esta região desde 11 mil anos atrás, passando pelo domínio inca e pelo espanhol.

Museu_Gustavao_Le_Paige_Atacama Museu_Gustavao_Le_Paige_Atacama-8

Nos corredores pudemos apreciar inúmeras obras em cerâmicas, tecidos e uma extraordinária coleção de fernália xamânica para a preparação, ingestão e fumo de plantas alucinógenas.

Museu_Gustavao_Le_Paige_Atacama-2

O que mais nos chamou atenção nesse museu foi a preservação dos objetos. Possivelmente, eles são muito bem conservados por conta da falta de chuva e clima seco do Deserto.

Museu_Gustavao_Le_Paige_Atacama-5

Museu_Gustavao_Le_Paige_Atacama-4

Outro ponto muito positivo para nós foi que pudemos entender muito sobre a conquista inca e espanhola já tinha apenas 2 meses que tínhamos voltado do Peru.

Museu_Gustavao_Le_Paige_Atacama-6

Museu_Gustavao_Le_Paige_Atacama-3

Acredito que mesmo que você não seja um fã de museus, ir até esse museu pode ser interessante, afinal, o Deserto do Atacama tem poucas atrações desse estilo, então, você não vai ser cansado de ver muitos museus (nós nos sentimos um pouco assim no Peru – era muita história e muito museu) e conhecer um pouco da história do local é sempre bom.

Museu_Gustavao_Le_Paige_Atacama-7

Museu_Gustavao_Le_Paige_Atacama-9

O museu é bilíngue, todas as explicações estão em inglês e espanhol.

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

Dados Financeiros:
Entrada no Museu: $ CLP 3.000

LEIA MAIS:
Deserto do Atacama: Salar de Tara
Deserto do Atacama – Tour Astronômico
Deserto do Atacama: Valle de La Luna e Valle de la Muerte

Posted in AMERICA DO SUL, CHILE, CULTURAL, SAN PEDRO DO ATACAMA and tagged , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *