Puno – Lago Titicaca – Isla Amantani

Depois da nossa primeira parada do tour de 2 dias e 1 noite pelo Lago Titicaca, nas Islas Uros, demos continuidade ao nosso passeio a caminho da Ilha Amantaní.

Ilha_Amantani_Peru-9

Antes de falar da ilha queria deixar claro alguns detalhes do nosso tour. Ele começou as 8 horas da manhã, nesse horário, um representante da agência nos pegou no hotel e nos levou até o pier onde fomos encaminhados para o barco e apresentados ao guia que passaria os 2 dias conosco.

Acredito que nós tenhamos chegado antes das 10 horas até a Isla Uros porque mesmo com a parada na ilha nós chegamos até a Ilha Amantaní um pouco depois do meio dia.

Isla Amantaní é a maior e mais remota ilha do Titicaca. Ela conta com 4 mil habitantes e fica a poucos quilômetros ao norte de Traquile.

Aluguel de carro

Nossa experiência
Em nosso barco, havia umas quarenta pessoas. Todas elas estavam fazendo o mesmo tour que a gente, ou seja, todas essas pessoas pernoitariam na ilha. Quando desembarcamos em Amantaní nosso guia foi nos dividindo entre os moradores do local. Cada grupo iria pernoitar na casa de uma família diferente.

Nós ficamos juntos com um casal dos EUA e também na casa da mesma família em que o guia ficou. Não sei como foi a experiência dos outros do grupo, mas a casa onde ficamos parecia uma pequena pousada. Ela tinha 2 andares e quatro quartos de hospedes. Os quartos eram simples, contavam com a cama e uma bancada para a mochila. O banheiro apesar de ter um vaso normal não tinha descarga, então, a gente usava o vaso e jogava água nele. E ele não ficava dentro do nosso quarto, ele era compartilhado com o andar inteiro.

Ilha_Amantani_Peru-7

Ilha_Amantani_Peru-2

Ilha_Amantani_Peru

Assim que chegamos, os moradores da casa nos mostraram nossos quartos e avisaram que podíamos almoçar. O almoço foi bem simples: arroz, batata, queijo e tomate. Depois do almoço nós tivemos um tempo livre para descansar ou dormir. Nós optamos por brincar com um menino de uns 5 anos que também era morador da casa.

Ilha_Amantani_Peru-3

Ilha_Amantani_Peru-6

Ilha_Amantani_Peru-8

Ilha_Amantani_Peru-4

Depois disso, fomos levados até o ponto de encontro para subirmos até a construção de Pachatata. De lá iriamos ver o pôr do sol. Nós levamos mais de 1 hora para chegar até lá em cima. Mas toda a caminhada foi feita sem pressa nenhuma, sempre parando e batendo muitas fotos. Ao chegar lá em cima, nos surpreendemos muito com a beleza do lugar.

Ilha_Amantani_Peru-10

O Templo no alto da Colina

A ilha é muito silenciosa (cães não são permitidos). Ela nos oferece lindas vistas panorâmicas como a que tivemos do alto da colina do templo de Pachatata, mas mesmo do local onde se encontrava a casa onde dormíamos pudemos apreciar uma paisagem incrível. A ilha não tem estradas e nem veículos.

Ilha_Amantani_Peru-12

Ilha_Amantani_Peru-11

Ilha_Amantani_Peru-13

Ilha_Amantani_Peru-5

O templo

Várias colinas são encimadas por ruínas, das quais as maiores e mais conhecidas são as de Pachamama (Mãe Terra) e Pachatata (Pai Terra). Muitas ruínas da época da cultura tiwanaku, predominantemente boliviana, que surgiu em torno do Lago Titicaca e se expandiu depressa entre 200 a.C e 1000 d.C.

Ilha_Amantani_Peru-14

Ilha_Amantani_Peru-15

Ilha_Amantani_Peru-16

Um dos pôres do sol mais lindo que vi.

Depois de regressarmos dessa colina, tivemos um jantar com os moradores da casa. A comida era a mesma do almoço. Depois disso, havia a opção de irmos a uma festa na ilha, mas estava muito frio e nós estávamos bastante cansados que optamos por descansar, afinal, no dia seguinte teríamos que acordar cedo para irmos a nossa última ilha do tour.

Mas antes de sairmos ainda tivemos um café da manhã oferecido pelos moradores que contava com panquecas e geleias de morango.

Ilha_Amantani_Peru-17

Alguns detalhes que podem ser importantes: a ilha tem energia elétrica apenas nas casas dos moradores, então, andar por ela a noite só com a ajuda de uma lanterna. Faz bastante frio, mas onde ficamos os lençóis deram conta e sentimos até calor. Não tomamos banho na ilha, ou seja, tomamos banho antes de sair do hotel em Puno e só quando voltamos a ele, no dia seguinte a noite.

Ilha_Amantani_Peru-18

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos do Peru rolando por lá!

Dados Financeiros:
Tour de 2 dias e 1 noite pelo Lago Titicaca: US$ 65.00 por pessoa

Viagem realizada em Agosto de 2014.

LEIA MAIS:
Peru: de Arequipa e Puno
Arequipa: Iglesia de La Compañia
Vale del Colca: Cruz de Cóndor

Posted in AMERICA DO SUL, PERU, PUNO and tagged , , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *