Chile: La Chascona – A Casa de Pablo Neruda em Santiago

Pablo Neruda é um famoso poeta chileno, um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século XX, além de ter sido cônsul do Chile na Espanha e no México. Neruda recebeu o Nobel de Literatura em 1971.

Devido a minha paixão a literatura eu não podia deixar de conhecer as 3 casas-museus de Pablo Neruda que existem pelo Chile. A primeira que conhecemos foi a de Santiago, mas também estivemos nas casas de Isla Negra e em ValParaíso.

Todas as casas contam com peculiaridades arquitetônicas muito interessantes. Afinal, além da poesia, a arquitetura era outra paixão do poeta. Apesar da minha paixão por literatura, acredito que mesmo quem não gosta de poesia irá se encantar com as casas museus.

As casas de Pablo Neruda remontam o universo do poeta e a cultura chilena. As casas tem formas que lembram barcos, porque ele era apaixonado pelo mar e mostra como ele era um grande colecionador, de qualquer coisa, na verdade.

Hoje vou falar apenas da La Chascona, mas já adianto que das 3 essa fica em segundo lugar das minhas preferidas.

Pablo_Neruda_Santiago_Chile-7

La Chascona:
Localiza-se no bairro da Bellavista em Santiago, bem próximo ao Cerro San Cristóbal. Ela foi construída em 1952 para representar o amor de Pablo por Matilde, conhecida como a descabelada (La chascona), que foi sua última esposa e grande paixão da sua vida.

Pablo_Neruda_Santiago_Chile-8

Pablo_Neruda_Santiago_Chile-2

La Chascona é uma construção dividida em 3 partes, todas unidas por escadas, caminhos e um jardim central. Além de funcionar como casa-museu, o local também é sede da Fundação Pablo Neruda e da biblioteca do poeta.

Pablo_Neruda_Santiago_Chile-3

Pablo_Neruda_Santiago_Chile-2

A casa por si só já vale a visita, mas lá também tem vários objetos pessoais do poeta, como livros, cartas e manuscritos dos seus poemas. Nós adoramos a visita e mesmo o Bruno que não é um fã de literatura gostou muito do passeio.

Pablo_Neruda_Santiago_Chile

Pablo_Neruda_Santiago_Chile-5

Atualmente, as visitas são autoguiadas. Nós chegamos por volta de 10 horas e a nossa frente tinha umas 5 pessoas. Depois de fazermos o pagamento da taxa recebemos um áudio-guia, em seguida fomos direcionados ao primeiro jardim. Nele ouvíamos o primeiro áudio, depois era só seguir as instruções.

Pablo_Neruda_Santiago_Chile-6

O único lugar em que podíamos tirar fotos era no jardim. Os áudios tinham diversas línguas.

Dias de Funcionamento:
De janeiro e fevereiro – aberto de terça a domingo de 10h a 19h
De março a dezembro – terça a domingo entre 10h e 18h.

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

Dados Financeiros:
Entrada normal: CLP $5.000 por pessoa
Entrada de Estudante: CLP $2.000 por pessoa

Viagem realizada em Novembro de 2014.

LEIA MAIS:
Chile: Que Moeda Levar?
Chile: Utilizando Transfers dos Aeroportos para Santiago e San Pedro de Atacama
Chile: Santiago – Parque Bustamante

Posted in AMERICA DO SUL, CHILE, CULTURAL, SANTIAGO and tagged , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *