Mato Grosso: Nobres – Flutuação no Aquário Encantado

Nossa primeira atividade na região de Nobres/Bom Jardim foi conhecer o Aquário Encantado, que é conhecido como um dos principais atrativos turísticos de Nobres. Suas águas são cristalinas e é repleto de cardumes de peixes típicos da região como Dourados, Piraputangas e Piaus.

O Aquário Encantado está localizado a 12 quilômetros da vila de Bom Jardim em meio a mata fechada, isto é, no meio de uma vegetação de transição entre o cerrado e amazônia Matogrossense.

Flutuacao_no_Aquario_Encantado_Nobres-7

Nossa experiência
Quando chegamos na vila de Bom Jardim, por volta do meio dia, demos uma passada na Pousada Lagoa Azul para ver se teríamos como faz o check in mais cedo. Acredito que o quarto ainda não estava pronto e para aproveitar o dia, a atendente disse que nós poderíamos ir ao Aquário Encantando. Lá, também poderíamos almoçar. Então, seguimos em direção ao local com as nossas malas no carro.

Flutuacao_no_Aquario_Encantado_Nobres-13

Flutuacao_no_Aquario_Encantado_Nobres-14

O Aquário Encantado fica no Recanto Ecológico da Lagoa Azul. Ao chegarmos na sede, entregamos os nossos vouchers, que adquirimos com a Roma Turismo, tanto de almoço quanto da flutuação para a pessoa na entrada do receptivo. A pessoa nos aconselhou a almoçarmos antes de fazermos a flutuação, acredito que por causa da hora que chegamos e como nós já estávamos com fome mesmo, então foi o que fizemos.

Flutuacao_no_Aquario_Encantado_Nobres-8

Flutuacao_no_Aquario_Encantado_Nobres-15

Nós almoçamos no Recanto Ecológico da Lagoa Azul 3 dos 4 dias que estivemos na região de Nobres. A comida é simples: carne cozida, arroz, feijão, saladas e o peixes fritos na hora. A minha dica para quem for ao local é almoçar perto do meio dia, foi quando pegamos a comida mais fresquinha.

Depois do almoço e uma breve descansada, um dos guias do local nos chamou para começarmos a nos arrumar para a flutuação. O atendente nos levou até o local onde pegamos mascara, snorkel, salva vidas e crocs – sandálias de borracha que usamos dentro das águas.

Aluguel de carro

Para chegarmos até onde se inicia uma pequena trilha que leva até o Aquário Encantado, propriamente dito, tivemos que fazer um pequeno percurso num trator. O trator é adaptado para descer com as pessoas, ou seja, na sua parte posterior há uma carreta com bancos. O percurso de trator é bem pequeno, acho que nada mais de 5 minutos. É bem possível fazer o percurso a pé, mas o veículo dá um charme todo especial ao passeio.

Flutuacao_no_Aquario_Encantado_Nobres-12

Flutuacao_no_Aquario_Encantado_Nobres-11

Flutuacao_no_Aquario_Encantado_Nobres-10

Depois que descemos do trator andamos mais um pouquinho numa trilha feita com pedaços de madeira. Só podemos entrar na trilha com a guia. Então, quando chegamos em sua entrada, tivemos que esperar a guia chegar com o grupo que iria voltar para fazermos o percurso com ela.

Flutuacao_no_Aquario_Encantado_Nobres

Nossa primeira parada depois da trilha é o Aquário Encantado. Nessa primeira parada ficamos um espaço que é na verdade uma grande piscina, que conta com aproximadamente 90 metros. Segundo a guia que nos acompanhou, o aquário chega a ter 6 metros de profundidade na área mais funda.

Nesse local, há um espaço em que as pessoas que tem dificuldade ou que num fizeram flutuação treinar, segurar em troncos ou apoiar os pés.

Essa parte do passeio é muito boa para fazer flutuação em meio aos cardumes de peixes. É possível observar a água brotando de nascente que fica no fundo da piscina. Nós ficamos por lá uns 20 minutos sem a menor pressa para sair.

Como vocês podem ver a água tem um tom de azul indescritível, por vezes, eu fiquei de boca aberta com a azul, mesmo depois da explicação da guia que ela era devido ao calcário e magnésio presentes na água.

No dia em que fomos, o tempo estava meio fechado, então, água não estava gelada, mas também não estava muito quentinha.

Rio Salobra
Depois dos 20 minutos na água, seguimos para a segunda parte do passeio, saímos pelo menos lugar que entramos e pegamos uma pequena trilha para fazermos a flutuação descendo o Rio Salobra. Segundo a guia são mil metros de descida rio abaixo.

Flutuacao_no_Aquario_Encantado_Nobres-6

Flutuacao_no_Aquario_Encantado_Nobres-5

Flutuacao_no_Aquario_Encantado_Nobres-2

A descida é muito calma, basta deitar na água e esperar a correnteza te levar e admirar tudo que o caminho tem a oferecer.

Flutuacao_no_Aquario_Encantado_Nobres-4

Flutuacao_no_Aquario_Encantado_Nobres-3

Uma coisa importante a ser dita é: depois que você pega o trator não há nenhum lugar para deixar as suas coisas, apenas um banco no Aquário Encantado que serve mais para os acompanhantes que não irão fazer a flutuação esperarem. Nós deixamos nossas roupas e a máquina fotográfica lá e não tivemos problema nenhum. Só tivemos que voltar até lá para pegar tudo depois.

Depois que retornamos da flutuação ficamos um tempo trocando de roupa e descansando no Refúgio Encantado. Foi nesse tempo que vimos um grupo de pessoas voltando de uma área de mata fechada que não tínhamos ido. Perguntamos aos atendentes do Refúgio o que tinha lá e nos falaram de uma gruta.

É obvio que fomos conferir o lugar. Para chegarmos até lá, uma das pessoas do Aquário nos guiou até lá. O grande atrativo da gruta é ter uma imagem que seria a de São José. Valeu a ida, mas não é nada imperdível.

Flutuacao_no_Aquario_Encantado_Nobres-16

Flutuacao_no_Aquario_Encantado_Nobres-18

Flutuacao_no_Aquario_Encantado_Nobres-17

Acho que o tempo total de passeio é entorno de 2 horas fora o tempo de almoço e o seu tempo de apreciação do local.

* O blog Por aí e Por aqui recebeu apoio da Roma Turismo com tarifas diferenciadas na atração do Aquário Encantado. A parceria foi realizada, mas a opinião expressa no relato é pessoal e de acordo com a experiência proporcionada pelo trabalho da agência.*

Dados Financeiros:
Flutuação Aquário Encantado: R$ 75,00 por pessoa
Almoço: R$ 25,00 por pessoa

Viagem realizada em Junho de 2015.

LEIA MAIS:
Mato Grosso: Chapada dos Guimarães, Bom Jardim/Nobres e Pantanal
Mato grosso: uma boa opção de aluguel de carro
Mato Grosso: Review – Pousada Lagoa Azul

Posted in AMERICA DO SUL, AVENTURA, BOM JARDIM / NOBRES, BRASIL, MATO GROSSO and tagged , , , , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

5 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *