Mato Grosso: Nobres – Cachoeira Serra Azul

A Cachoeira Serra Azul é uma das atrações da região de Nobres que te faz pensar em como, muitas vezes, vale a pena passar alguns dias numa pequena vila que não tem internet, sinal de celular, banco ou grandes restaurantes.

No nosso primeiro dia inteiro em Bom Jardim/Nobres, nós não sabíamos direito quais seriam as atrações que visitaríamos. Na noite anterior, tínhamos planejado alguns lugares, mas como o dia não estava muito bonito, o Sr. Natanael, guia da Roma Turismo, nos propôs mudar o planejado. Segundo ele, a direção onde se encontra a Cachoeira Serra Azul estava com o tempo menos nublado que a região dos nossos outros passeios.

Nós concordamos com a mudança de planos e lá fomos nós dirigir por mais de 25 quilômetros de estrada de chão com muita poeira até à sede do Sesc que fica no meio do nada. Inclusive, é fácil se perguntar em como o local e a cachoeira foi descoberto.

Quando entramos na área do Sesc foi necessário se identificar para o guarda que espera liberação dos responsáveis do local para termos acesso. E antes de irmos diretamente para a cachoeira, temos que fazer uma parada na recepção onde os nosso vouchers são validados e pegamos itens como colete e sandálias apropriadas.

A primeira coisa que percebemos quando chegamos próximo a recepção foi a gritaria das araras. Elas se encontravam em palmeiras ao redor do imenso lago, mas também num viveiro de tratamento e pelo chão passeando ao nosso lado. Próximo ao viveiro, também vimos macacos que saltavam nos galhos das árvores. Nós perdemos um bom tempo nesse lugar e isso foi feito com muito prazer.

Cachoeira_serra_azul_Nobres-2

Cachoeira_serra_azul_Nobres-4

Quando chegamos lá, o rapaz da recepção nos alertou que os grupos em direção a cachoeira saem de hora em hora a partir da 8:30 da amanhã. Como nós fomos em baixa temporada ele disse que não tinha problema em irmos a qualquer hora porque estava vazio, mas se for em alta temporada é bom se organizar para não chegar lá e ter que esperar muito. O que não seria um problema porque ficar apreciando as araras é uma ótima forma de passar o tempo.

Cachoeira_serra_azul_Nobres-3

Cachoeira_serra_azul_Nobres-7

Cachoeira_serra_azul_Nobres-6

Cachoeira_serra_azul_Nobres

Aluguel de carro

Bom, seguimos o nosso caminho. Pegamos o carro e fomos em direção a cachoeira, andamos por menos de 10 minutos até a entrada da trilha onde deixamos o carro estacionado. A trilha tem aproximadamente 700 metros.Ela seria muito fácil se não fosse feita de quase 500 degraus. Pois é, na verdade, a trilha é uma grande escadaria que nos conduz até a queda d’água.

Cachoeira_serra_azul_Nobres-8

Cachoeira_serra_azul_Nobres-13

Depois de subirmos os degraus, pararmos um pouco ao longo do caminho e bebermos muita água  em algum momento começamos a ouvir o barulho, a sentir aquele ar mais gelado e assim, de repente, a Cachoeira Serra Azul se faz presente e em meio aquela vegetação verdinha.

Cachoeira_serra_azul_Nobres-14

Cachoeira_serra_azul_Nobres-11

São mais de 40 metros de queda com uma água azul tão linda que logo no seu entorno é formado um lago azulado repleto de piraputangas, dourados, piaus e tantas outras espécies de peixe.

Cachoeira_serra_azul_Nobres-12

Cachoeira_serra_azul_Nobres-9

Depois de passado o nosso choque inicial com a beleza do lugar, batemos muitas fotos e tomamos coragem de entrar nesse lago azulado, apesar da água fria, num primeiro momento. Depois o corpo acostuma, os olhos se encantam com os peixes. Aí, foi só aproveitar o tempo que tivemos com a cachoeira só para nós 3, nós e o guia.

Cachoeira_serra_azul_Nobres-10

O lugar é incrível, recomendamos muito a sua visitação se você estiver em Nobres. Também indicamos o serviço da Roma Turismo. Graças ao seu guia o nosso planejamento foi alterado afim de nos beneficiar, o que ocorreu com perfeição.

Lembramos que nesse passeio é imprescindível a presença de um guia. Quando fechamos o passeio com a Roma Turismo a presença dele já estava incluída.

* O blog Por aí e Por aqui recebeu apoio da Roma Turismo com tarifas diferenciadas. A parceria foi realizada, mas a opinião expressa no relato é pessoal e de acordo com a experiência proporcionada pelo trabalho da agência.*

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

Dados Financeiros:
Cacheira Serra Azul: R$ 50,00 por pessoa

Viagem realizada em Junho de 2015.

LEIA MAIS:
Mato Grosso: Chapada dos Guimarães, Bom Jardim/Nobres e Pantanal
Mato Grosso: Nobres – Flutuação no Aquário Encantado
Mato Grosso: Review – Pousada Lagoa Azul

Posted in AMERICA DO SUL, AVENTURA, BOM JARDIM / NOBRES, BRASIL, MATO GROSSO and tagged , , , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *