Peru: Cusco – Moray, Maras e Salineiras

Depois do nosso passeio pelo Valle Sagrado, chegou o momento de conhecermos outra atração muito famosa da região de Cusco. O passeio é conhecido como Moray – Maras – Salineiras e nós fechamos ele com a mesma agência do passeio ao Valle Sagrado, a Chaski Peru Trek.

O horário de saída era as 9 horas e nós tínhamos que estar em frente a agência as 8:45. Ali era o ponto de encontro de todos que iriam com o mesmo ônibus. Quando dava 8:55 alguém da agência nos levava até o encontro do ônibus. Algumas vezes, esse ônibus já chegava com pessoas, acredito que eles tenham sido pegos nos hotéis e tenham pago um pouco a mais por isso. O horário de retorno foi em torno de 14:30.

Moray e Maras
A primeira coisa importante a ser dita é quando você compra o passeio eles dizem que é Moray – Maras – Salineira. Mas nós, na verdade, só tivemos 2 pontos de descida no nosso tour: nas ruínas de Moray e nas Salineiras. Isto porque Maras é a cidadezinha onde se encontra a ruína de Moray e sobre a cidadezinha o pouco que vimos foi da janela do ônibus e o que o nosso guia ia nos contando a respeito.

Moray e Maras e Salineiras_Peru-4

Moray e Maras e Salineiras_Peru-5

Moray é uma ruína impressionante formada de grandes terraços que mais parecem um imenso anfiteatro profundo. Assim que chegamos na ruína, nosso guia juntou o grupo e contou um pouco da história do local a partir de um ponto em que podíamos ver o quão profundo toda aquela construção era. Essa primeira visão já nos deixou impressionados com toda a construção.

Moray e Maras e Salineiras_Peru-7

Moray e Maras e Salineiras_Peru-8

Depois de algum tempo de explicações fomos liberados para explorar todo o local e ir até o centro da ruína. Segundo o guia, cada nível de terraço tinha um microclima, que segundo os arqueólogos eram usados para plantar tipos de alimentos diferentes. Nós tivemos uma impressão que a cada nível que descíamos o calor se tornava menos intenso. Pode ser que seja isso que influencie nas plantações e pode ter aumentado a variação de alimentos produzidos pelos incas.

Moray e Maras e Salineiras_Peru-9

Moray e Maras e Salineiras_Peru-6

Depois de um bom tempo nas ruínas de Moray, nós voltamos para o nosso ônibus em direção a nossa segunda e última parada do dia.

Moray e Maras e Salineiras_Peru-10

Aluguel de carro

Salineiras
Para começar, podemos dizer duas coisas dessa parada: ela é impressionante e fazia muito calor. Assim que descemos do ônibus, nosso guia pediu para que todos o acompanhassem sem parar nas diversas barraquinhas que havia no caminho, pois nós teríamos bastante tempo livre para olhar e comprar o que quiséssemos.

Moray e Maras e Salineiras_Peru-12

Moray e Maras e Salineiras_Peru-11

Assim, que chegamos no ponto de entrada das Salineiras nós já pudemos perceber como os terraços de sal eram incríveis. Do topo das Salineiras nós pudemos ver milhares de salinas usadas na extração de sal desde a era inca. De acordo com o nosso guia, há uma fonte de água quente na parte superior do vale de onde desce uma pequena corrente d’água muito salgada. Essa água é desviada para as salinas, evapora e produz o sal utilizado para alimentar o gado.

Moray e Maras e Salineiras_Peru-14

Moray e Maras e Salineiras_Peru-15

A impressão que tínhamos era que aquelas salinas não tinham fim. Nós pudemos andar entre elas, provar sua água e constatar que ela era realmente muito salgada. E, depois de um tempo no meio do sal, pudemos andar pelo pequeno mercado que tinha a sua volta. O mercado era mais artesanal, mas nós compramos muitos sal temperado de diversos condimentos e algumas guloseimas tipicamente peruanas.

Moray e Maras e Salineiras_Peru-13

Lembre-se de estar com seu Boleto Turístico, o valor do passeio não incluí as entradas e o boleto é pedido na entrada das ruínas. De resto só aproveitar esse dia em meio a cultura inca.

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

Dados Financeiros:
Valle Sagrado dos Incas: S./ 30 por pessoa

Viagem realizada em Agosto de 2014.

LEIA MAIS:
Peru: Cuzco, a capital arqueológica das Américas
Peru: City Tour em Cusco
Peru: Boleto Turistico de Cusco, um item indispensável na sua viagem

Posted in AMERICA DO SUL, CULTURAL, CUSCO, PERU and tagged , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

6 Comments

  1. Olá Tatiane,
    Nessas fotos com os comes das montanhas expostos é uma parada que é possível tirar uma selfie por exemplo ou foi tirada de dentro do veículo?

    • Olá, Moniky.
      Nos pacotes em grupo essas montanhas são vistas do veiculo.
      Agora se você quiser descer e bater foto o ideal é fechar um pacote privado! O que eu indico porque se aproveita mais.

  2. Olá. Gostaria de saber em qual passeio/roteiro é possível observar comunidades locais com vestimentas típicas (aquelas coloridas)… ?

    • Olá, Luciana.
      Saindo de Cusco, esse passeio fez uma pequena parada num local onde tinha algumas pessoas com essas tradicionais roupas coloridas. neste caso, era um local para vermos como eles fazem as roupas e depois nos deixar andando por lá para comprarmos as roupas.

      Mas eu acho que você está falando do passeio pela Ilha Uros, não?! Esse passeio está detalhado em outro post: http://www.poraieporaqui.com.br/2015/06/peru-puno-lago-titicaca-isla-uros.html

      Ele fica em Puno e se você nao quiser dormir nessa cidade, basta organizar seu horário de chegada e saída para chegar bem cedo e sair no fim do dia.

      Qualquer dúvida só falar.

      Beijos

    • Oi, Amanda.
      Nós fechamos com a Chaski Peru Trek. Eles ficam na Plaza de Armas quase de frente para a Catedral. Mas tem muitas agências em volta da Praça. Eles vivem de turismo, achei tudo bem organizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *