Rio Grande do Sul: Bento Gonçalves – Casa Erva Mate

Depois de explorarmos a Casa da Ovelha, seguimos nosso passeio pelo Caminhos de Pedra. A próxima parada do grupo foi na Casa Erva-Mate.

Só de vermos aquela pequena casa, com um moinho girando com água o grupo já ficou animado e todo queriam parar na frente do local para bater fotos. Mas como teríamos uma visita guiada pelo local, a dona pediu para que todos entrássemos logo, fizemos a visita e depois poderíamos ficar livres para as mil fotos que quissemos tirar.

Casa Erva-Mate
A construção se localiza no local onde funcionava o antigo moinho Cecconello, que é  exemplo de um processo de aculturação.

Casa_Erva_Mate_Porto_Alegre

Casa_Erva_Mate_Porto_Alegre-2

Casa_Erva_Mate_Porto_Alegre-4

Casa_Erva_Mate_Porto_Alegre-3

A Erva-Mate é uma planta muito comum na região, por isso, é conhecida e utilizada como bebida há muitos anos, acreditasse que os índios foram seus primeiros consumidores. Depois da chegada dos italianos, que absorveram o hábito de consumi-la, a produção foi feita com o auxilio da tecnologia o que permitiu a produção em grande escala.

Casa_Erva_Mate_Porto_Alegre-7

No local pudemos ver uma demonstração do processo de produção artesanal. Nos foi mostrado o funcionamento dos históricos soques movidos à roda d’água. Depois da demonstração de todo o processo de produção, além da plantação da erva-mate no jardim da residencia, fomos direcionada para um galpão na frente da casa.

Aluguel de carro

Casa_Erva_Mate_Porto_Alegre-8

Casa_Erva_Mate_Porto_Alegre-6

Casa_Erva_Mate_Porto_Alegre-5

Casa_Erva_Mate_Porto_Alegre-9

Casa_Erva_Mate_Porto_Alegre-10

Casa_Erva_Mate_Porto_Alegre-11

Lá nos foi explicado como é o ritual da preparação do tradicional chimarrão gaúcho, podemos degustá-lo da maneira correta de acordo com o gaúcho. No local, também pudemos ver a variedade de produtos ligados à erva-mate e ao tradicionalismo gaúcho, todos a venda aos visitantes.

Casa_Erva_Mate_Porto_Alegre-12

Casa_Erva_Mate_Porto_Alegre-13

Casa_Erva_Mate_Porto_Alegre-14

Essa foi uma parada muito agradável. Nós ainda não tínhamos provado o tradicional chimarrão gaúcho e adoramos. Se tive a oportunidade de conhecer, vá! Pois a parada não toma muito do seu tempo e será ótimo para entender a cultura deles.

Agendamentos pelo fone (54) 3455-6427 – casadaerva_mate@hotmail.com – Santo Antônio – Distrito de São Pedro – 95.700-000 – Bento Gonçalves – RS

Horário de funcionamento das 09h às 18h

* O blog Por aí e Por aqui foi convidado a realizar a visitação a Casa Erva-Mate sem custo nenhum devido a nossa participação no #TchÊncontro. A parceria foi realizada, mas a opinião expressa no relato é pessoal e de acordo com a experiência proporcionada pelo trabalho do hotel.*

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

Dados Financeiros:
Taxa de Visitação: R$ 3,00 por pessoa

Viagem realizada em Julho de 2015.

LEIA MAIS:
Rio Grande do Sul: Porto Alegre –  Hotel Ibis Moinhos de Vento
Rio Grande do Sul: Restaurante Vilaró, em Porto Alegre
Rio Grande do Sul: Porto Alegre – Review – Hotel Laghetto Viverone Moinhos

Posted in AMERICA DO SUL, BENTO GONÇALVES, RIO GRANDE DO SUL and tagged , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

2 Comments

  1. Também não conhecia e curti muito ver as máquinas centenárias trabalhando. É muito importante para as comunidades do interior perceberem que conservar equipamentos e outros bens antigos é enriquecedor e pode gerar uma fonte de sustento. Assim a história não se perde! Lindas fotos, pessoal. BjO!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *