Peru: Cusco – Museus incluídos no Boleto Turístico

Agora que já contamos foram as nossas experiências nos sítios arqueológicos ao redor de Cusco, vamos falar um pouco sobre alguns museus que estão incluídos no boleto turístico. Como alguns dos passeios retornavam a Cusco por volta das 14 horas, nós pudemos visitar todas as atrações do boleto, exceto uma.

Museu de Sitio del Q’orichancha
O Museu de Q’orichancha se localiza próximo as ruínas de Q’orichancha. A principio, ele parece não ser muito interessante, mas em seu anterior há diversas peças arqueológicas das culturas pré-ancaicas e inca.

Museus_de_Cusco

Nossa passagem pelo museu não durou muito tempo, mas como estávamos com o boleto e tempo livre, resolvermos dar aquela olhada.

Museu de Municipal de Arte Contemporâneo
O Museu de Municipal de Arte Contemporâneo se localiza no prédio da prefeitura e conta com uma pequena coleção de arte andina contemporânea.

Museus_de_Cusco-5

Museus_de_Cusco-4

Na verdade, achei esse museu bem fraco. O espaço tinha mais espaços vazios do que obras. Mas como ele se encontrava bem próximo do Museu Histórico Regional, nós acabamos indo conhecer. Acho que vimos tudo em aproximadamente 1 hora.

Aluguel de carro

Museu Histórico Regional
Entre os museus incluídos no boleto, este foi o que mais nos chamou a atenção. Se eu tivesse que indicar apenas um, com certeza, seria esse.

Museus_de_Cusco-2

Museus_de_Cusco-3

O Museu Histórico Regional se localiza na colonial Casa Garciliaso la Vega, ex-moradia do cronista inca-espanhol de mesmo nome, cujos restos mortais se encontram enterrado na Catedral. A coleção é organizada cronologicamente, no segundo andar da casa. Ela começa com pontas de flechas do Período Pré-Cerâmica e continua com cerâmicas e joias das culturas wari, pukara e inca.

No pátio, um gráfico grande e esclarecedor traça a linha do tempo e destaca as personalidades da escuela cuzqueña.

Museu de Arte Popular
O Museu de Arte Popular foi o que visitamos primeiro porque ele fica no subsolo do local onde adquirimos os nossos boletos turísticos.  No local, são expostas as obras vencedoras do Concurso Anual de Arte Popular de Cusco.

Também havia uma exposição de fotografias de Cusco que incluíam das sequelas do terremoto de 1950 em ruas conhecidas.

Centro Q’osqo de Arte Nativo
Em nossa última noite em Cusco, fomos assistir a apresentação de música e dança no Centro Q’osqo de Arte Nativo. A apresentação começou as 19 horas, mas no boleto dizia para chegarmos as 18:45. Acredito que antes das 21 horas já tinha se encerrado a apresentação. No local, há um pequeno museu de figurinos que pode ser visitado antes ou depois da apresentação.

Museus_de_Cusco-9

Museus_de_Cusco-10

Museus_de_Cusco-11

Museus_de_Cusco-7

Museus_de_Cusco-8

Museus_de_Cusco-6

Monumento Pachacuteq
Foi a única atração que não fomos que estava incluída no nosso boleto turístico.

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

Dados Financeiros:
Circuito General – S/. 130
Circuito 1, 2 e 3 – S/. 70

Viagem realizada em Agosto de 2014.

LEIA MAIS:
Peru: Cusco – Vale Sur – Andahuaylilas, Tipon e Piquillacta
Peru: Cusco – Moray, Maras e Salineira
Peru: Cusco – Valle Sagrado dos Incas

Posted in AMERICA DO SUL, CUSCO, PERU and tagged , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *