Fernando de Noronha: Ilha Tour Privativo

Como quase todo viajante que resolve passar alguns dias em Fernando de Noronha, nós também desejávamos fazer o passeio conhecido como Ilha Tour em nosso primeiro dia na ilha. Contudo, como nós queríamos fazer algumas trilhas que dependiam da liberação de vagas com datas certas pelo ICMbio, nós acabamos fazendo o mergulho de cilindro com a Mar de Noronha e a Trilha do Atalaia no primeiro dia e no segundo estávamos livres para o famoso ilha tour.

Durante nossas pesquisas sobre esse passeio, vimos opiniões diversas sobre fazer ou não fazer o ilha tour. Algumas pessoas dizem que não é legal porque as agências tem uma ordem certa das paradas e se por acaso o dia não estive bonito você pode não ver toda a beleza da Praia do Sancho, por exemplo, com suas cores incríveis.

Nós pensamos muito a respeito da opção que era dada no lugar, que era alugar um buggy e fazer todo o percurso por conta própria. Só que nós gostamos da presença de um guia para nos contar detalhes dos lugares que visitamos sob o olhar de quem vivi na região. Então, como solução a esse problema, nós optamos por fazer o Ilha Tour Privativo.

O que podemos dizer da nossa escolha?! Simplesmente amamos!!!

Nós fechamos esse passeio com o Felipe, o guia com quem já tínhamos feito a Trilha Longa do Atalaia. Então, nós já tínhamos um pouco de intimidade e o passeio fluiu maravilhosamente bem. Inclusive, ele nos informou que nos levaria nas mesmas paradas dos tours fechados com as agências, mas em ordem diferente para não pegarmos os lugares com muitas pessoas.

Bom, vamos aos detalhes do passeio?!

Buraco da Raquel
O Felipe passou para nos pegar na Pousada da Maga às 8:30 com o buggy. Como nós tivemos que parar no posto para abastecer o buggy, a nossa primeira parada foi próximo ao Museu do Tubarão. Nessa parada o Felipe contou um pouco da famosa história do Buraco da Raquel.

Ilha Tour - Noronha-3

Museu do Tubarão

A Praia conhecida como Buraco da Raquel é repleta de piscinas naturais e rochedos. No local é proibido o banho de mar por medida de preservação ambiental. Por isso, só pudemos apreciá-la de seu mirante. Já o nome “Raquel” é devido a filha de um dos comandantes militares que costumava se esconder na pedra à beira-mar.

Nessa parada nós fizemos fotos que não ficaram muito boas pois estávamos contra o sol, então, acabamos voltando outro dia em um horário mais adequado para as fotos.

Ilha Tour - Noronha-2

Ilha Tour - Noronha

Projeto Tamar
Ao seguir para a nossa parada seguinte, o Felipe parou rapidamente no Projeto Tamar. É lá, onde são feitas as reservas para as trilhas que mencionamos acima. Então, enquanto o Felipe fez a reserva para mais alguns cliente, nós olhamos o espaço do Projeto Tamar.

Ilha Tour - Noronha-11

Ilha Tour - Noronha-13

Ilha Tour - Noronha-12

O telefone público de Noronha.

Forte de São Pedro do Boldró
O Forte de São Pedro do Boldró também é conhecido como Forte do Boldró ou carinhosamente apelidado como “Fortinho”. Muitos tours de agência encerram o ilha tour nesse ponto. Eles aproveitam para fazer a contemplação do pôr-do-sol.

Ilha Tour - Noronha-5

Mas como é possível imaginar, o local fica cheio e as pessoas podem não ter aquela visão tão bonita do pôr do sol.  Por outro lado, no fim de tarde o bar está aberto e é possível beber e petiscar alguma coisa.

Ilha Tour - Noronha-4

Mirante do Boldró
Nós, em particular, gostamos de passar no local pela manhã porque do fortinho seguimos para o Mirante do Boldró, onde pudemos tirar lindas fotos nossas com a vista do Morro Dois Irmãos sem a interrupção de ninguém.

Ilha Tour - Noronha-15

Ilha Tour - Noronha-6

Mirante, onde no fim de tarde é cheio de mesas para os comes e bebes do bar.

Ilha Tour - Noronha-7

Vista do Mirante

Acho que se estivéssemos de buggy iria pela manhã e voltava para o pôr do sol.

Ilha Tour - Noronha-8

Ilha Tour - Noronha-9

Praia do Leão
Nós não tivemos a oportunidade de descer e aproveitar o banho de mar na Praia do Leão. Só estivemos no Mirante que mostra a beleza e extensão da praia que está na lista das mais belas praias do Brasil.

Ilha Tour - Noronha-14

Uma das coisas que muito impressiona quando se está apreciando a vista de cima é a cor da água, mas isso é claro em conjunto com o estilo selvagem da praia. Como ela não é uma praia de fácil acesso quase sempre está deserta, o que garante o sossego e a sensação de estar mesmo em um paraíso.

Ilha Tour - Noronha-10

Segundo o Felipe, a Praia do Leão é a maior praia do arquipélago de Fernando de Noronha, e fica no mar de fora, sudeste da ilha o que faz com que as pessoas precisem tomar cuidado ao tomar banho de mar, pois ela tem correnteza e ondas mais forte. Ela é também o principal ponto de desova de tartarugas marinhas, o que faz ser fechada mais cedo durante o período da desova.

Só por curiosidade: o nome da praia faz referência à pequena ilha em frente, que muitos julgam parecer um leão deitado. Nós não conseguimos ver o leão, mas quem sabe você não consegue.

Ilha Tour - Noronha-19

Mirante das Caracas
O Mirante das Caracas se localiza numa ponta rochosa, onde estão algumas das encantadoras piscinas naturais, no meio das pedras, às quais se chega descendo pela escarpa e a sua frente está aquela imensidão de mar azul. Atualmente, não é mais permitido tomar banho nas piscinas naturais, devido a alguns incidentes que ocorreram no local. Apesar disso, as piscinas naturais contam com peixes coloridos, arraias e cações.

Ilha Tour - Noronha-26

Enquanto estávamos lá vimos alguns turistas desavisados indo até bem próximo da ponta da rocha com o mar batendo muito forte e vimos o quanto o local pode ser perigoso. Por isso, entendemos a restrição do banho de mar.

Ilha Tour - Noronha-27

A ponta das rochas onde se localiza as piscinas naturais.

Praia do Sueste
Saímos do Mirante em direção a Praia do Sueste. Segundo o Felipe, nós poderíamos fazer o passeio com o guia atrás das tartarugas e tubarões que aparecem aos montes nessa praia ou apenas tomarmos um pequeno banho de mar no local e seguirmos para outras praias que são de mais difícil acesso do que a Praia do Sueste e aproveitá-las melhor já que estávamos de buggy.

Praia do Sueste

Nós acabamos seguindo o conselho dele e não fizemos o passeio com um guia que levava mais ou menos 1 hora. Ficamos apenas na beira da praia, o Bruno ainda se aventurou mais do que eu na água e depois pegamos um pouco de sol na areia.

Ilha Tour - Noronha-21

Nós voltamos ao Sueste de ônibus em um outro dia, mas isso merece um post único.

Ilha Tour - Noronha-20

Ao fundo as pessoas com os guias e boias indo atrás de tartarugas.

Praia do Sancho
A Praia do Sancho já esteve diversas vezes entre a praia eleita como a mais bonita do Brasil e também já foi eleita a quarta praia mais bonita do mundo. A minha opinião?! Ela é realmente incrível, principalmente, vista de cima.

Ilha Tour - Noronha-28

Praia do Sancho vista de cima.

Assim como a Praia do Sueste, a Praia do Sancho é área de controle ambiental. Então, para acessar essas praias é preciso ter pago a taxa Parque Nacional Marinho.

Há apenas duas formas de acessar essa praia: de barco, que nós também fizemos, ou através da trilha que dá acesso a  uma escada que foi adaptada no meio de uma fenda de rochas. Se você for uma pessoa claustrofóbica eu recomentaria ir apenas pelo barco porque eu achei aquela escada no meio das pedras bastante angustiante, mas nada impossível.

Ilha Tour - Noronha-38

Ilha Tour - Noronha-46

Antes de descermos para a Praia do Sancho, nós andamos um pouco pela trilha e fomos no mirante que o Felipe chama de Mirante Aí Meu Deus. Segundo ele é a frase que ele mais ouve quando as pessoas chegam ao local e veem o Morro Dois Irmãos tão próximo e tão imponente.

Ilha Tour - Noronha-37

Ilha Tour - Noronha-33

Mais uma da Praia do Sancho vista de cima.

Nós ficamos boquiabertos com o visão e ficaríamos muito mais tempo ali se fosse possível.

Ilha Tour - Noronha-30

Ilha Tour - Noronha-31

Ilha Tour - Noronha-29

Depois do Mirante, enfrentamos a escada, descemos para a Praia do Sancho e ficamos boa parte do tempo dentro da água fazendo snorkel. O Felipe o Bruno foram sem colete salva-vidas para fazerem apneia. Eu entrei no mar com colete e fiquei mesmo na superfície. Mas mesmo assim vi uma variedade incrível de peixes.

Baía dos Porcos e Cacimba do Padre
Nossa penúltima parada, essa deveria ser a parada em que nós teríamos tempo para aproveitarmos um pouco a praia, ir no mirante, fazer snokel e almoçar. Pois é, se para você parece muita coisa, para nós, realmente, foi muita coisa e nós não nos demos conta do tempo passando e acabamos não almoçando. Para a nossa sorte tínhamos tomado um belo café da manhã e comemos uns biscoitos e sorvetes ao longo do dia.

Não nos arrependemos nenhum pouco em termos deixado o almoço de lado, porque tivemos a oportunidade de aproveitar cada minuto desse dia que acabou depois das 18 horas.

E se você está planejando a sua viagem a Fernando de Noronha você já viu várias vezes a Baía dos Porcos. Ela é a praia cartão postal de Noronha, onde ao fundo se localiza o morro Dois Irmãos.

Baía dos Porcos vista de cima.

Baía dos Porcos vista de cima.

Morro Dois Irmão vista da trilha da Praia da Cacimba do Padre para a Baía dos Porcos.

Morro Dois Irmão vista da trilha da Praia da Cacimba do Padre para a Baía dos Porcos.

Nessa parada o Felipe nos deixou na Praia Cacimba do Padre de onde, dependendo do ângulo é possível ver apenas um dos morros Dois Irmão, mas conforme se vai andando o outro vai aparecendo. Ele nos disse que podíamos fazer a trilha para a Baía dos Porcos, que tem uma vista tão impressionantes quando do Mirante da Praia do Sancho. Acho que a única diferença é a proximidade com os morros.

Ilha Tour - Noronha-34

Foi exatamente isso que fizemos. Subimos a trilha, fizemos fotos, só nos dois bem próximos aos Morros e depois fomos a Baía dos Porcos fazermos skorkel. Como o Bruno é muito mais desbravador do que eu, ele quase foi parar na Praia do Sancho a nado. Eu fiquei ao redor das pedras fazendo snokel, mas calmamente.

Depois de muito aproveitarmos a Baía do Porcos voltamos para a Cacimba do Padre. O Bruno não satisfeito resolveu fazer snorkel nos Dois Irmãos. Dessa vez eu não enfrentei as ondas para entrar no mar e fiquei apenas observando e tomando sol na areia.

Ilha Tour - Noronha-45

Como o tempo passava e o horário do pôr do sol se aproximava o Felipe tentou fazer ele voltar para irmos para a última parada, o que não foi uma tarefa muito fácil.

Praia da Conceição
Nós encerramos esse dia incrível numa praia que é bem próxima da região onde todos costuma se hospedar: a vila dos remédios.

O Felipe nos disse que é uma lugar que ele julga como um dos mais bonitos para ver o pôr do sol em Noronha. Eu não posso dizer que foi o mais bonito, mas posso dizer que  a praia não estava lotada. Então, pudemos apreciar o pôr do sol com tranquilidade e tivemos lindas fotos de lá.

Como é perto da vila dos remédios, o local é uma opção de pôr do sol para todo mundo sem ter um gasto muito maior por isso.

Ilha Tour - Noronha-55

Ilha Tour - Noronha-54

E assim o nosso dia chegou ao fim, depois de quase 10 horas passeando pela praias de Fernando de Noronha.

Ilha Tour - Noronha-53

Voltamos a pergunta inicial: vale a pena fazer o ilha tour?

Nós achamos que o Ilha Tour Privativo vale muito a pena. Nós fomos ao lugares em horários em que só havíamos nós ou pouquíssimas pessoas. Pudemos escolher quanto tempo passar em cada parada, a partir do nosso gosto, e ainda ter informações sobre a ilha.

Saí um pouco mais caro? Sim, saí. Mas não é extremamente mais caro. A diferença a mais foi do aluguel do buggy e gasolina. O valor do guia foi até mais barato do que com as agências e nós achamos que vale cada centavo.

Nós alugamos apenas o colete salva vidas com o Felipe, o snorkel e nadadeiras nós tínhamos. Mas é possível alugar na Praia do Sueste, na Praia do Porto e em outras praias.

Vou deixar aqui o contato do Felipe:  (81) 9654-8145

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

Dados Financeiros:
Ilha Tour: R$ 200,00 por pessoa
Aluguel do Buggy: R$ 200,00
Gasolina: R$ 70,00

Viagem realizada em Setembro de 2015.

LEIA MAIS:
Fernando de Noronha: Review – Pousada da Bel
Fernando de Noronha: Review – Pousada da Maga
Fernando de Noronha: itens importantes no seu planejamento

Posted in AMERICA DO SUL, AVENTURA, BRASIL, FERNANDO DE NORONHA, PERNAMBUCO, PLANEJAMENTO and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *