Rio Grande do Sul – Visita a Vinícola Peterlongo em Garibaldi

Depois de um dia repleto de paradas belíssimas e cheias de aprendizado e degustações, chegamos ao momento de nossa última parada do dia, que contava com mais aprendizado e degustação. Só que dessa vez não foi de aperitivos, mas, sim, de deliciosas bebidas.

Vinicula_Peterlongo_Porto_alegre-10

Um pouco da história Vinícola Peterlongo
A Vinícola Peterlongo começou a produção do primeiro champanhe brasileiro em 1913. Ou seja, ela já conta com mais de 100 anos de história que tem episódios marcantes como ser a pioneira a empregar mão de obra feminina e ser referência no cenário da vitivinícola nacional. Atualmente, a marca é a segunda maior exportadora do segmento.

Visita guiada
Assim que nosso ônibus chegou a Vinícola Peterlongo, nos deparamos com uma construção tão bonita que nos lembrava um pequeno castelo.

Vinicula_Peterlongo_Porto_alegre

Nessa entrada fomos recepcionadas pelo sommelier João Ferreira que neste dia estava com a voz um pouco debilitada, o que não impediu que ele nos acompanhasse durante todo o tour guiado e explicasse todo o processo de fabricação do champanhe.

Vinicula_Peterlongo_Porto_alegre-2

O início do tour foi marcado pelo clericot de boas vindas. Já nesse momento, começamos a conhece um pouco da história da vinícola que já contamos em parte lá em cima.

Depois desse momento, fomos em direção a cave. A cave da Vinícola Peterlongo é a primeira cave subterrânea do Brasil. Para a sua construção foi necessário muito estudo já que ela não conta com energia elétrica para o resfriamento e cada ambiente desse imenso espaço tem uma temperatura especifica a necessidade da produção.

Essa diferença de temperatura foi bastante percebida por nós a medida em que íamos mudando de ambiente ao longo do tour. Já que este foi dividido em algumas etapas em contava com muitas explicações.

Vinicula_Peterlongo_Porto_alegre-3

Ao longo da visita nos tivemos paradas nos tanques de fermentação, nas pipas de madeiras e finalizamos na área do museu onde pudemos ver os rótulos de ouro que eram usados para os produtos mais nobres da empresa.

Vinicula_Peterlongo_Porto_alegre-4

Vinicula_Peterlongo_Porto_alegre-13

Vinicula_Peterlongo_Porto_alegre-11

Vinicula_Peterlongo_Porto_alegre-5

Nosso tour se encerrou na sala de degustação onde pudemos experimentar quatro dos melhores rótulos da marca repleta de boas informações. Nesse momento, o João nos explicava sobre como apreciar e harmonizar a bebida.

Vinicula_Peterlongo_Porto_alegre-6

Vinicula_Peterlongo_Porto_alegre-12

Vinicula_Peterlongo_Porto_alegre-14

O que nós podemos dizer dessa visita guiada?! Ela foi uma das melhores que tivemos até hoje. Olha que já participamos de algumas visitas desse tipo. Nós achamos que o Sommelier era muito simpático e contava muitos detalhes interessantes ao longo da visita.

Se depois de degustar alguns dos melhores rótulos da Peterlongo você quiser apreciar alguns deles na sua casa, a vinícola conta com uma lojinha no local à disposição.

Quer realizar uma visita?!
A vinícola Peterlongo se localiza em Garibaldi, conhecida como capital do champanhe no Brasil, na Rua Manoel Peterlongo, 216. O tour pode ser feito, diariamente, das 9h às 16h e está disponível a todos os interessados. Os agendamentos podem ser feitos através do telefone (54) 3462-1355 ou do e-mail eventos@peterlongo.com.br.

* O blog Por aí e Por aqui fez a essa visita guiada como cortesia devido a nossa participação no #TchÊncontro. A parceria foi realizada, mas a opinião expressa no relato é pessoal e de acordo com a experiência proporcionada pelo trabalho do hotel.*

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

Viagem realizada em Julho de 2015.

LEIA MAIS:
Rio Grande do Sul: Bento Gonçalves – Casa Erva Mate
Rio Grande do Sul: Bento Gonçalves – Casa Ângelo Restaurante
Rio Grande do Sul: Bento Gonçalves – Salumeria Caminhos de Pedra

Posted in AMERICA DO SUL, BRASIL, GARIBALDI, GASTRONOMIA, RIO GRANDE DO SUL and tagged , , , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *