Rio Grande do Sul: Sugestão de Roteiro de 3 dias

Aproveitar um fim de semana no Rio Grande do Sul foi uma grata surpresa. É obvio que o fato de termos um blog de viagem já deixa claro que é bem difícil que um destino seja menos interessante que outro, afinal, sempre conhecemos alguma coisa que nos agrada ou vivemos boas experiências em cada viagem.

Contudo, o Rio Grande do Sul nunca foi um destino que estava no topo da nossa bucket list, só que a oportunidade de conhecer outros blogueiros, apaixonados pelo mesmo assunto nos fez ir até o estado e conhecer um pouco de sua capital e arredores e voltar de lá com vontade de explorar melhor cada lugar que visitamos e ir a mais lugares que não tivemos a oportunidade de conhecer nesse momento.

Aqui, vamos deixar o roteiro que fizemos (ou deveríamos ter feito) para ajudar em algum planejamento. Mas já adianto que há muitos lugares que merecem ser visitados e nós planejamos visitar em breve.

No primeiro dia, a primeira atividade programada era o passeio a bordo do Barco Cisne Branco que navega pelo Rio Guaíba. O passeio sai às 10 horas, como o nosso voo atrasou muito perdemos a oportunidade de fazer esse passeio. Mas todos os amigos que fizeram adoraram e nós incluímos na lista de passeios a ser feito num futuro breve.

A segunda atividade do dia foi um passeio que nós gostamos muito: walktour pelo centro histórico de Porto Alegre. Nós adoramos passeios a pé pelos locais sejam eles free ou não. Em seguida, o grupo partiu para o passeio com a Linha de Ônibus Turístico para fazer o passeio pelo centro histórico. Achamos que a dobradinha de passeios pelo centro histórico é uma boa opção para complementar os passeios e dar um visão geral. Mas mais uma vez, nós perdemos a chance de fazer os dois passeios. Porque só conseguimos chegar a Porto Alegre no fim desses passeios.

A dica dos nossos amigos blogueiros, depois de todos os passeios do dia é ir até a Usina do Gasômetro e assistir o pôr do sol no Guaíba. Já anotamos essa dica também!

Depois de um dia inteiro no aeroporto, assim que chegamos em Porto Alegre nós fizemos o check in no Hotel Laghetto Viverone Moinhos, que nós amamos. Fomos almoçar as 17 horas, no Restaurante Vilaró que se localiza numa rua cheia de restaurantes que parecem ser muito interessante. Então, aproveitem a região para os jantares.

Hotel Laghetto Viverone - Porto Alegre-22

Restaurante_Vilaró_Porto_Alegre

Nós não tivemos a oportunidade de voltar aos restaurantes pois fomos a abertura oficial do #TchÊncontro no Ibis e os dias que se seguiram foram bem corridos.

Ibis_Coquetel_Porto_Alegre-6

No dia seguinte, seguimos para um dia inteiro na região de Bento Gonçalves e Garibaldi. Nossa primeira parada em Bento Gonçalves foi na Casa da Ovelha, onde pudemos conhecer um pouco mais sobre a criação dos animais e degustar seus produtos (queijos e iogurtes).

Casa_da_Ovelha_Bento_Concalves_Porto_Alegre-15

Casa_da_Ovelha_Bento_Concalves_Porto_Alegre-16

Continuamos o passeio indo até a Casa da Erva Mate, onde pudemos conhecer um pouco mais do processo de produção das ervas usadas para a tradicional bebida gaúcha – o chimarrão. Seguimos dessa parada para mais uma degustação, desta vez, na Salumeria Caminhos de Pedra. Esta foi uma das minha paradas preferidas em Bento Gonçalves. Nosso único arrependimento foi não termos trazidos ainda mais salames na mala.

Casa_Erva_Mate_Porto_Alegre

Casa_Erva_Mate_Porto_Alegre-12

salumeria_caminhos_de_pedra_01

salumeria_caminhos_de_pedra_06

Finalmente, chegou o momento de almoçarmos, pois é, mesmo depois de muitas degustações fomos até a Casa Ângelo Restaurante e nos deliciamos com um tradicional almoço gaúcho. O restaurante não só nos encantou pela sua comida, mas também pelo ambiente. O restaurante se localiza numa casa que encanta já antes de entrarmos.

Bento Gonçalves Restaurante-5

Bento Gonçalves Restaurante-3

Para fechar o dia, visitamos a Vinícola Peterlondo, em Garibaldi. Lá, tivemos a oportunidade de fazer uma visita guiada com um sommelier muito simpático que nos explicou cada detalhe da produção da 1ª champanhe do Brasil. Ao fim, pudemos degustar alguns de seus produtos e trazer mais alguns na bagagem.

Vinicula_Peterlongo_Porto_alegre-10

Vinicula_Peterlongo_Porto_alegre-13

Não foi uma ótima maneira de encerrar o dia?! Depois disso, só nos restou voltar a Porto Alegre e descansar para o último dia.

Em nosso último dia na capital gaúcha, começamos o dia fazendo o passeio pela Zona sul de Porto Alegre com o ônibus da Linha de Turismo. O passeio durou aproximadamente duas horas e nos mostrou um lado muito bonito da cidade. Vimos que Porto Alegre não é composto apenas de prédios históricos no seu centro, mas também conta com belezas naturais nesta parte da cidade.

Onibus_Turistico-10_

Onibus_Turistico-9

Ao retornarmos ao ponto de saída de ônibus aproveitamos para dar uma volta pela feira de carros antigos que estava no local e ficamos encantados tanto com os carros como com a feira e o clima que estava no local.

Por fim, seguimos à Churrascaria Roda de Carreta para fecharmos o dia com o tradicional churrasco gaúcho.

Xurrascaria_Porto_Alegre29

Ter participado do #TchÊncontro foi uma ótima experiência. Nós adoramos conhecer outros blogueiros, mas mais do que isso gostamos muito da oportunidade de conhecermos um pouco mais a cidade que não estava na nossa lista de lugares a conhecer, mas que ganhou um espaço todo especial nas nossas experiências de viagem.

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

Viagem realizada em Julho de 2015.

LEIA MAIS:
Rio Grande do Sul – Visita a Vinícola Peterlongo em Garibaldi
Rio Grande do Sul: Bento Gonçalves – Casa Ângelo Restaurante
Rio Grande do Sul: Bento Gonçalves – Salumeria Caminhos de Pedra

Posted in AMERICA DO SUL, BENTO GONÇALVES, BRASIL, GARIBALDI, PLANEJAMENTO, PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, ROTEIRO and tagged , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *