Chile: La Sebastiana – A Casa de Pablo Neruda em Valparaiso

Depois de visitarmos a La Chascona, Casa de Pablo Neruda em Santiago, e a Casa Museu Isla Negra, tivemos que visitar sua última casa: a La Sebastiana, em Valparaíso.

Val Paraíso-2

Val Paraíso-12

Como não poderia deixar de ser, La Sebastiana segue a linha criativa e meio maluca das outras casas. Aliás, quem é fã de história, literatura, poesia e está um pouco interessado na cultura chilena deveria incluir uma parada nas casas de Pablo Neruda. Acredito que dificilmente esse seria um tempo perdido.

Val Paraíso-20

Já deixamos bem claro que das três casas de Pablo Neruda a que mais nos encantou foi a de Isla Negra. Para nós, é uma das mais bonitas, mas não podemos negar que La Sebastiana é a mais diferente das 3 casas museu. Esta casa não foi um projeto 100% do poeta. La Sebastiana conta com 5 andares, mas os dois primeiros andares eram ocupados por seus amigos Francisco Velasco e Marie Martner, a artista plástica que tem murais nas outras duas casas.

Val Paraíso-4

Val Paraíso-18

Enquanto a Casa Museu de Isla Negra nos encanta por sua vista para o mar, La Sebastiana tem uma vista para o porto, Pacífico e da cidade como um todo que é de tirar o folego. Aliás, a casa conta com um dos mirantes mais bonitos de Valparaíso.

Val Paraíso-23

Tem como não se encantar?!

Tem como não se encantar?!

Por dentro, assim como as demais casas, não é possível tirar foto. Sabe que as vezes achamos isso bom, a gente consegue desligar dos excessos de registros e aproveitamos o momento. Nesta visita de aapenas contemplação da casa museu pudemos ver todos os detalhes da casa. Desde a influência marítima no formato da casa, que se parece com um barco, até os móveis internos que lembram mais embarcações.

Val Paraíso-17

Val Paraíso-5

Não esqueça de prestar atenção as janelas panorâmicas espalhadas por toda a casa, especialmente, na sala de estudos. Vendo as janelas e sua vista é fácil entender porque Valparaíso era o lugar preferido do poeta para o ano novo.

La sebastina casa pablo neruda

Val Paraíso-22

Junto à casa, a Fundação Neruda construiu o Centro Cultural La Sebastiana, com um espaço para exposições, um café e uma loja de suvenires.

Não se esqueça de olhar em volta quando estiver indo a La Sebastiana, você pode se encantar a cada esquina. Mesmo nós que fomos de carro e estacionamos a poucos metros da casa vimos coisas lindas.

Val Paraíso-16

Val Paraíso-15

Detalhes:
Ferrari 692, Valparaíso.
Fonos: +56-32-225 6606 / +56-32-223 3759
info@fundacionneruda.org

Horário de Funcionamento
Janeiro e Fevereiro: Terça a domingo, 10h – 19h
Março – Dezembro: Terça a domingo, 10h – 18h
Fechado às segundas-feiras

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

Dados Financeiros:
Tour Auto-Guiado: $7.000 por pessoa
Estudantes e idosos: $2.500 por pessoa (apresentando documentos necessários)

Viagem realizada em Novembro de 2014.

LEIA MAIS:
5 Vinícolas, 3 países e algumas degustações
Chile: Valparaíso, Viña del Mar e Reñaca
Chile: Santiago – Costanera Center e Restaurante Giratório

Posted in AMERICA DO SUL, CHILE, CULTURAL, PLANEJAMENTO, VALPARAÍSO and tagged , , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

10 Comments

  1. SIm, lembro perfeitamente que não era permitido tirar fotos dentro da casa, se não me engano somente para o exterior. A casa é muito criativa, de fato, típica desses gênios que a humanidade já teve. Vale citar a casa de Santos Dumont, em Petrópolis, que segue essa linha meio maluca, que é muito bacana também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *