Por que você precisa conhecer a Serra da Capivara?

Por que você precisa conhecer a Serra da Capivara?
Por que você precisa conhecer a Serra da Capivara? - Canva Pro

Navegue pelo conteúdo

Localizado no estado do Piauí, o Parque Nacional Serra da Capivara é um local de grande importância histórica e arqueológica.

O parque reúne o maior conjunto de sítios arqueológicos do Brasil e um dos mais importantes das Américas. Vestígios lá encontrados indicam que os nossos antepassados viveram na região há mais de 50 mil anos, contestando a teoria de que teriam chegado ao continente americano 14 mil anos atrás.

Criação e importância do Parque Nacional Serra da Capivara

O Parque Nacional Serra da Capivara foi criado em 1979 graças, em grande parte, ao trabalho de Niède Guidon. Hoje, a arqueóloga franco-brasileira dirige a Fundação Museu do Homem Americano – FUMDHAM, uma entidade civil, sem fins lucrativos, responsável por garantir a preservação do patrimônio cultural e natural do parque.

Em razão de sua importância histórica, cultural e arqueológica, em 1991, o parque foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade. Ao todo, são mais de mil sítios arqueológicos registrados e mais de 30 mil pinturas rupestres que retratam cenas do cotidiano, como caça, dança, luta e rituais.

O que fazer na Serra da Capivara?

Com uma área de aproximadamente 130 mil hectares, o parque é um local com muitos atrativos interessantes. O principal deles, sem dúvidas, são os sítios arqueológicos e as pinturas rupestres presentes na região. 

Para percorrer o parque e acessar os sítios arqueológicos, estão disponíveis mais de 10 circuitos com trilhas. 

Um dos mais importantes e visitados é o Boqueirão da Pedra Furada, onde foi encontrado o vestígio mais antigo da presença humana no continente americano. Lá também se encontra a pedra que dá nome ao lugar – Pedra Furada, formação geológica que se tornou cartão-postal do parque.

Indo além dos tesouros históricos, culturais e arqueológicos, a Serra da Capivara também encanta os seus visitantes com as belas paisagens naturais, como o Baixão das Andorinhas, um grande desfiladeiro de onde é possível assistir, ao final da tarde, o espetáculo da revoada das andorinhas.

A região é repleta de montanhas, vales, cânions e cavernas, além das riquíssimas fauna e flora do bioma Caatinga. Bromélias, xique-xique, mandacaru, juazeiro e maniçoba são algumas das espécies encontradas na flora, e preá, tatu-bola, macaco-prego, sapo-cururu e veado-catingueiro algumas espécies da fauna.

Quando ir à Serra da Capivara?

Serra da Capivara tem duas épocas bem definidas: a de seca e a de chuvas.

O período de seca, que localmente é conhecido como “verão”, ocorre entre maio e novembro. Nesses meses, a vegetação é tomada por galhos secos, cores quentes e tons terrosos. Embora o sol forte contribua para aumentar a sensação de calor, essa época costuma ser a mais procurada pelos visitantes.

A época de chuvas, conhecida também como “inverno”, ocorre entre os meses de dezembro e abril. A vegetação rapidamente ganha vida e fica cheia de folhas verdes. Um dos pontos positivos de viajar nesse período é que os ambientes ficam mais sombreados e, de certa forma, mais agradáveis para as caminhadas. 

Sabendo das principais diferenças entre as duas estações da Serra da Capivara, você decide qual a melhor época para ir!

Quer planejar a sua viagem para a Serra da Capivara?

Entre em contato com a Adventure Club, agência de viagens especializada em turismo de natureza, e saiba mais sobre as saídas. Os roteiros são feitos em parceria com operadores e guias locais que conhecem tudo sobre a região. Além de conforto, segurança e atendimento personalizado, com a Adventure Club, sua viagem será repleta de experiências autênticas e muito enriquecedoras.  

Compartilhe

Deixe seu comentário