Morro de São Paulo: Pontos Turísticos na Ilha

Como contamos no post anterior, acabamos fazendo o passeio de Volta a Ilha um dia antes do que tínhamos reagendado porque o clima não deixou que fizéssemos o passeio que estava programado para aquele dia. Por esse motivo, no sexto dia, um sábado, mais uma vez acordamos por volta das 6 da manhã, na tentativa de fazer o grande passeio. Só que mais uma vez não conseguimos, parece que o tempo não estava querendo nos ajudar.

Depois de acordar às 6 da manhã e descobrirmos que não conseguiríamos novamente, voltamos a dormir. E como não havia mais nenhum passeio de barco que pudesse ser colocado no lugar, esse dia se tornou um grande dia de descanso e exploração a pé dentro do Morro de São Paulo.

Então, levantamos e aproveitamos muito o café da manhã acompanhado da chuvinha que caía. Assim que ela nos deu uma trégua saímos para explorar a ilha. Abaixo contamos um pouco de todos os lugares que exploramos durante esse dia.

Fortaleza do Tapirandu
A Fortaleza do Tapirandu, mais conhecida como Forte do Morro de São Paulo, é considerado como um dos maiores conjuntos defensivos do Brasil. Até hoje ainda conserva 678 metros de muralhas e ruínas. Hoje ela é protegida pelo Patrimônio Histórico Nacional.

Além do seu conteúdo histórico, o Forte proporciona aos turistas e moradores um belo lugar de refugio para apreciar toda a imensidão do mar. Enquanto estávamos lá, foi difícil um momento em que não houvesse alguém batendo fotos ou, simplesmente, olhando ao redor. Também tivemos a oportunidade de ver alguns golfinhos saltando ao longe.

morro_de_sao_paulo_pontos_turisticos (1)

morro_de_sao_paulo_pontos_turisticos (2)

A Igreja
A Igreja da Nossa Senhora da Luz se localiza na praça que tem o mesmo nome. Ela foi concluída em 1845 e contém relíquias dos séculos XVII e XVIII, como imagens sacras e altares de cedro em estilo barroco.

Enquanto estivemos na ilha pudemos ver o momento da Igreja. No sábado a noite, a vila só encheu de pessoas depois do término da missa. Mas em diversos momentos vimos pessoas entrando e saindo da igreja em dias variados.

morro_de_sao_paulo_pontos_turisticos (3)

O Farol
O Farol, que foi construído em 1855, junto com o Mirante existente nos seus arredores também corresponde a um conjunto de instrumentos de defesa da ilha. O registro histórico de maior importância do Farol foi feito pro D. Pedro II em 1859 durante uma visita da Família Real.

O Mirante permanece quase escondido em meio à vegetação e sua visão a partir dele é muito bonita. A partir dele, é possível se entender as variações das marés da ilha.

morro_de_sao_paulo_pontos_turisticos (6)

morro_de_sao_paulo_pontos_turisticos (4)

morro_de_sao_paulo_pontos_turisticos (5)

Tiroleza
Dizem que é a maior tirolesa do Brasil. Ela fica entre o Farol e a Primeira Praia, mas para chegar até ela é necessário subir muitos degraus e andar um pouco no meio a mata. São 340 metros de comprimento, partindo de uma altura de 57 metros.

Aluguel de carro

Neste dia, a escadaria estava muito molhada, pois apesar de ser uma escada, ela é feita de terra e troncos de árvores. Tivemos que subir com cuidado para não escorregar, já que em grande parte da manhã a chuva caía. Como o dia estava meio feio e frio por conta da chuva da manhã acabamos não nos aventurando na Tiroleza. E quando voltamos para descer no nosso último dia na ilha, ela estava em manutenção.

Os responsáveis pela Tiroleza, uma vez por semana, param as atividades para verificar se todas as cordas estão de acordo para o bom funcionamento e assim evitar possíveis acidentes. Ficamos triste por não podemos fazer o passeio, mas ficamos surpresos e satisfeitos com o cuidado.

morro_de_sao_paulo_pontos_turisticos (8)

Praias
Primeira Praia
É praia mais próxima do centro, a Primeira praia tem 300 metros de areias brancas e soltas e é repleta de casas de veraneio e pousadas. Se você não tomar cuidado nem vai perceber que já passou pela Primeira Praia já que grande parte dela fica atrás de um caminho da vila. A maioria das barracas é de famílias de nativos que servem petiscos típicos. Única praia do Morro com ondas que atrai adeptos do surf, especialmente nos meses de inverno.

morro_de_sao_paulo_pontos_turisticos (7)

Segunda Praia
É a praia mais concorrida do Morro de São Paulo por causa de suas pousadas charmosas e os diversos quiosques com música. A Praia tem 400 metros de extensão e fica a dez minutos a pé do centro da vila. Suas águas são muito claras e diversos banhistas ficam na praia sobre uma barraca ou praticando esportes como vôlei, futevôlei, frescobol e capoeira. A noite, a diversão continua. É nesta praia que acontecem os luaus e festas que duram até amanhecer.

Terceira Praia
A Terceira Praia é separada da Segunda praia pela Ilha da Saudade. Dizem que é na Terceira Praia que tem um dos melhores pontos para a prática do mergulho na ilha. Nos arredores da Ilha de Caitá, que fica em frente à praia, há bancos de corais que reúnem peixes coloridos de espécies diversas.

Quarta Praia
É a praia mais extensa do Morro, com dois quilômetros de extensão. É uma praia pouco frequentada, logo, perfeita para quem procura sossego. Suas águas são transparentes e ela conta com piscinas naturais de um lado e faixa de coqueiros do outro.

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

Viagem realizada em Julho de 2013

LEIA MAIS:
Morro de São Paulo: Pontos Turísticos na Ilha
Morro de São Paulo: Volta a Ilha
Morro de São Paulo: Trilha de Garapuá – caminhando ou de carro?

Posted in AMERICA DO SUL, BAHIA, BRASIL, MORRO DE SÃO PAULO and tagged , , , , , , , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *