7 fatos interessantes sobre Buenos Aires

fatos sobre Buenos Aires

Navegue pelo conteúdo

Imagem: Santiago Ariel Cabo (Pexels)

Esta capital sexy e sedutora é conhecida pelo tango, futebol e charme latino. Mas quanto você sabe sobre a colorida capital da Argentina? Dos jardins japoneses ao chá da tarde, aqui estão alguns fatos interessantes sobre Buenos Aires.

1. O Tango tem um começo decadente

O tango surgiu em meados do século XIX nos bordéis ao redor de Buenos Aires, em áreas portuárias populares como San Telmo, La Boca e Barracas. A forma de dança originalmente dramatizava a relação entre uma prostituta e seu cafetão.

Foi considerado ofensivo até que Carlos Gardel popularizou a forma de arte na década de 1910 e a trouxe para Paris. Ao longo do início do século 20, a alta sociedade argentina abraçou a dança e desde então se tornou um patrimônio cultural imaterial da UNESCO.

2. Buenos Aires tem o maior número de livrarias per capita do mundo

Segundo o site de notícias o World Cities Culture Forum , Buenos Aires tem o maior número de livrarias por pessoa do mundo. Tem 20,1 livrarias por 100.000 pessoas. Para contextualizar, Dublin tem 4,6, enquanto Nova York tem 9,4 por pessoa.

El Ateneo Grand Splendid é a livraria mais famosa da cidade e é frequentemente descrita como a livraria mais bonita do mundo. Inaugurado em 1919 como o Teatro Grand Splendid, recebeu muitos dos melhores artistas de tango do país antes de se tornar um cinema na década de 1920.

Em 2000 transformou-se em livraria e hoje atrai mais de um milhão de visitantes por ano.

Que tal fazer um Tour privado por Buenos Aires? Clique aqui para saber mais!

3. Buenos Aires tem ‘hora do chá’

Depois que a Argentina conquistou a independência da Espanha no século 19, grandes ondas de industriais e proprietários de terras ingleses começaram a se estabelecer na cidade. O Reino Unido teve uma forte influência econômica em Buenos Aires durante a era vitoriana, e um de seus legados não oficiais foi o chá da tarde.

Conhecido localmente como “té” ou “merienda”, a interpretação local do chá da tarde envolvia chá ou café acompanhado de um alfajor (um pequeno bolo de creme) ou medialunas (uma massa tipo croissant). Você também pode aproveitar para saber quais as previsões do seu futuro através do Tarot Online, enquanto toma um chá. Ele mata um pouco a fome até a hora do jantar, que geralmente acontece entre as 21h e as 23h.

4. Buenos Aires abriga o maior jardim japonês fora do Japão

O Jardin Japonês está localizado em Palermo, espremido entre as avenidas Libertador e Alcorta. Os jardins foram inaugurados no final da década de 1960 para comemorar uma visita do poder do Japão, Akihito, e sua esposa Michiko.

Como os encontrados em Tóquio e Kyoto, os jardins também foram projetados para criar equilíbrio e harmonia, com uma grande variedade de plantas, um lago cheio de carpas e pontes e esculturas de inspiração japonesa. 

Há também um popular restaurante japonês, loja de artesanato e centro de jardinagem no coração dos jardins.

5. Buenos Aires abriga a avenida mais larga do mundo

A Avenida 9 de Julio – Avenida 9 de Julho – é a avenida mais larga do mundo. Seu nome homenageia a data em que a Argentina conquistou a independência da Espanha em 1816.

A avenida se estende por 140 metros de largura e corta a cidade de norte a sul. Mede cerca de 3 km de comprimento e começa a oeste da orla do Rio de la Plata. O trabalho começou na estrada na década de 1930 e atingiu sua largura atual, que abrange 12 faixas de tráfego na década de 1960.

6. Buenos Aires possui uma universidade impressionante

A Universidade de Buenos Aires é a maior universidade da Argentina e a segunda maior da América Latina. Fundada em 1821, é classificada como uma das 100 melhores universidades do mundo. A universidade formou 17 presidentes argentinos e quatro ganhadores do Prêmio Nobel e 40% da produção de pesquisa do país.

 É também onde Che Guevara estudou medicina, antes de se tornar um dos revolucionários marxistas mais famosos do mundo.

7. Buenos Aires abriga a rede subterrânea mais antiga da América Latina

Construído em 1913, o Metrô de Buenos Aires é a rede de metrô mais antiga da América Latina, bem como a 13ª mais antiga do mundo. A rede opera seis linhas que se estendem por uma rota de 56,7 km. 

Existem 90 estações de metrô em Buenos Aires, muitas das quais exibem obras de arte. As estações de metrô hoje apresentam esculturas, vitrais e murais. No 100º aniversário do metrô, os passageiros da Linha A também puderam desfrutar de uma apresentação de uma orquestra sinfônica completa.

Você também pode gostar:

O que fazer em Santiago, Chile?

O que fazer na Avenida Paulista, em São Paulo?

Compartilhe

Deixe seu comentário