Torre de Pisa: saiba tudo sobre essa torre famosa que fica na Itália

Torre de Pisa

Navegue pelo conteúdo

Imagem: Lorenzo Pacifico (Pexels)

Quanto tempo levou para construir A Torre de Pisa?

Um dos marcos mais emblemáticos do mundo, a Torre de Pisa, atrai mais de cinco milhões de visitantes todos os anos. Embora possa parecer um dos edifícios estruturalmente mais insalubres do mundo, você também pode subir seus 294 degraus até o topo.

Com 55 metros (183 pés) de altura, é uma visão impressionante, mesmo sem sua inclinação. Mas quanto tempo levou para construir a Torre Inclinada de Pisa e por que ela se inclina? Respondemos suas perguntas.

Quando foi construída a Torre de Pisa?

As autoridades locais sugeriram a ideia de construir uma bela torre sineira para acompanhar a Catedral de Pisa por décadas antes de ser assinada. O trabalho começou em 1173, mas teve um início lento e esporádico.

Como Pisa guerreou com as vizinhas Florença, Gênova e outras cidades-estados poderosas, a construção parou e começou. A dívida (assim como o tempo gasto tentando corrigir sua enxuta) também retardou o processo e atrasou o agregador de links.

Demorou quase dois séculos para concluir o trabalho, que foi finalmente concluído em 1372.

Quem construiu a Torre de Pisa?

Não podemos ter certeza do arquiteto da Torre Inclinada de Pisa. Durante anos, a maioria das pessoas atribuiu o projeto a Guglielmo e Bonanno Pisa, conhecido por sua fundição de bronze no Pisa Duomo.

Em 1820, pesquisadores locais até encontraram um pedaço de gesso com seu nome ao pé da torre, o que apoiou a teoria. Mas estudos recentes afirmam que ele deixou Pisa em 1185 para Monreale na Sicília, então as datas não coincidem.

De acordo com esta nova pesquisa, Diotisalvi – outro arquiteto proeminente – provavelmente construiu a torre. No entanto, sabemos que Giovani di Simone trabalhou na segunda fase da construção em 1275 e que Tommaso Pisano completou a estrutura no século XIV.

Para que servia a Torre de Pisa?

No século 12, Pisa se transformou de um porto marítimo imperceptível em uma potência regional. Quando Pisa conquistou Palermo na Sicília em 1063, a cidade ganhou uma riqueza impressionante.

Sua importância militar, comercial e política se acelerou. Para mostrar seu poder e tesouros, a cidade construiu o grande complexo da catedral e incluiu planos para a torre sineira mais alta de seu tempo, agora a Torre Inclinada de Pisa.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães usaram a torre como vigia. De acordo com o veterano Leon Weckstein em uma entrevista,  os aliados foram acusados ​​de demolir o prédio em 1944, mas estavam muito enfeitiçados por sua beleza para bombardeá-lo.

Weckstein diz: “Eu ansiava por explodi-lo em pedacinhos, mas ainda não tinha visto nada se mover. Segundos se transformaram em minutos e ainda assim, ele não conseguiu. Afinal, o feitiço hipnótico não havia sido quebrado. A torre, a catedral vizinha e o batistério eram lindos demais”. Parece que sua boa aparência o salvou.

De que é feita a Torre de Pisa?

A Torre Inclinada de Pisa é feita de mais de 14.000 toneladas de mármore branco, colhidas em vários locais do Mediterrâneo, África e Turquia. Os engenheiros usaram calcário em seções menos visíveis para economizar também.

Quando a torre começou a se inclinar?

A Torre de Pisa sempre foi um pouco instável. Quando os engenheiros começaram a trabalhar na estrutura no final do século XII, ficaram perplexos com sua aparência aparentemente afundada. Eles tentaram resolver o problema adicionando colunas e arcos mais altos ao lado sul da torre, o que resultou em uma curvatura da estrutura.

Ao longo dos séculos, dezenas de tentativas foram feitas para corrigir sua magra. Até mesmo Benito Mussolini, o ditador do século 20, que supostamente odiava a Torre de Pisa, deu isso atrás.

Ele via a torre instável como uma vergonha nacional, um símbolo de artesanato de má qualidade e um embaixador nacional totalmente inadequado para um regime tão masculino.

Ele fez centenas de furos em sua base e bombeou 200 toneladas de concreto na torre para estabilizar o fundo. Acabou tornando a base mais pesada e a torre balançou mais alguns centímetros ao sul.

Por que a Torre de Pisa é inclinada?

O marco icônico sempre foi destinado a inclinar-se graças às suas fundações rasas – os engenheiros cavaram apenas três metros no solo.

A terra aqui também é macia e pantanosa (Pisa na verdade significa “terra pantanosa” em grego), então não é de admirar por que começou a afundar.

Quão instável é a Torre Inclinada de Pisa?

Hoje, a torre tem uma inclinação de quatro graus e está a mais de cinco metros da perpendicular. Felizmente, porém, os engenheiros declararam a torre estável em 2001 por mais 200 anos. Em 2008, eles confirmaram que a torre não está mais em movimento.

Você também pode gostar:

O que fazer em Santiago, Chile?

O que fazer na Avenida Paulista, em São Paulo?

Compartilhe

Deixe seu comentário