O que fazer em Istambul, na Turquia?

O que fazer em Istambul

Navegue pelo conteúdo

Imagem: Sümeyye Yazıcı (Pexels)

Aqui neste post você verá o que fazer em Istambul. Irá conhecer as diferentes histórias e rostos da cidade.

Todos nós já ouvimos as descrições de Istambul como uma ponte entre a Europa e a Ásia, um lugar onde o Oriente encontra o Ocidente e onde as culturas coexistem há séculos. Mas nem todos estão cientes de suas contradições infinitamente fascinantes.

O que fazer em Istambul?

Abaixo listamos 12 lugares para conhecer em Istambul e junto colocamos algumas dicas para você aproveitar o melhor desta cidade que jamais sairá da sua cabeça quando você visitar. Vamos lá! 

Maravilhe-se com a Santa Sofia 

A história ressoa quando você visita a majestosa basílica bizantina de Santa Sofia. Construída por ordem do imperador Justiniano no século VI, sua cúpula alta, nave enorme e mosaicos de ouro brilhantes contribuem para sua reputação como um dos edifícios mais bonitos do mundo, e sua fascinante história como igreja, mesquita e museu a tornam a cidade mais cápsula do tempo reveladora. 

Mesmo saqueada por saqueadores cruzados no século 13, invadida por invasores otomanos durante a conquista em 1453 e visitada por milhões de turistas e depois foi convertida em museu em 1935. Sem dúvidas a Mesquista Santa Sofia é um dos maiores tesouros da Turquia.

Desde que foi convertida novamente  para mesquita no verão de 2020, a Santa Sofia está fechada para não-adoradores durante os cinco horários de oração diários, as mulheres devem cobrir a cabeça e todos os visitantes devem tirar os sapatos para entrar no nártex interno. 

A maior parte do antigo piso de mármore do prédio foi coberto por tapetes, alguns de seus mosaicos são protegidos por telas retráteis e a galeria superior é inacessível, mas sua grandeza histórica continua a tirar o fôlego.

Experimente a extravagância do Palácio Topkapı 

Os segredos do serralho serão revelados durante a sua visita ao opulento complexo do Palácio Otomano Topkapi, que ocupa o promontório da Cidade Velha de Istambul. 

Uma série de sultões loucos, tristes e francamente maus viveram aqui com suas concubinas e cortesãos entre 1465 e 1830, e relíquias extravagantes de seus séculos de loucura, intriga, excesso, patrocínio, diplomacia e guerra estão por toda parte. 

Os destaques incluem o enorme Harém, a impressionante Câmara do Conselho Imperial, o Tesouro Imperial repleto de objetos e o pitoresco Marble Terrace.

Perca-se no Grand Bazaar

O caótico e colorido Grand Bazaar (também conhecido como Bazar Coberto ou Mercado Coberto) é o destino de compras mais conhecido da península histórica de Istambul, mas certamente não é o único.

Depois de explorar suas ruas labirínticas e caravanserais escondidos, siga o fluxo constante de compradores locais descendo para o movimentado distrito comercial de Tahtakale, que tem em seu centro o Bazar de Especiarias sedutoramente perfumado . 

De lá, volte para a Mesquita Azul e conheça o Arasta Bazaar (um bazar otomano em estilo arcade que normalmente apresentava praticantes de um único comércio), onde você pode encontrar uma lembrança duradoura de sua viagem.

Ande nas balsas de Istambul

Subir a bordo de uma das famosas frotas de balsas da cidade é uma baita experiência por. A viagem entre a Ásia e a Europa em uma balsa é difícil de superar.

Mas as balsas turísticas do Bósforo que percorrem o grande estreito de Eminönü em direção à foz do Mar Negro são ainda melhores, oferecendo aos passageiros vistas de palácios, parques e mansões de madeira ornamentadas em nas costas asiática e europeia. 

Não importa se você optar por um cruzeiro longo ou curto: ambos certamente serão memoráveis.

Deleite-se com a vida noturna de Istambul

Para uma saída à noite tradicional, dirija-se a um dos meyhanes do distrito de Beyoğlu que são restaurantes semelhantes a tavernas que servem meze e peixe, onde canções clássicas fluem a cada nova rodada de rakı, um licor com sabor de anis. 

Multidões animadas de jovens bebedores de cerveja enchem os pubs do Beşiktaş Çarşı e do centro de Kadıköy, enquanto um grupo mais chique bebe coquetéis perto do Bósforo nos bares e cafés de Bebek e Arnavutköy.

 Para a experiência completa de Istambul, complete a noite juntando-se aos seus companheiros foliões na fila para uma comida de rua tarde da noite.

Renda-se ao vapor em uma casa de banho

Na vida, não há muitas oportunidades para passear por um monumento otomano do século XVI. Mas o hamame mundialmente famoso de Istambul oferece exatamente isso: a chance de mergulhar na história, arquitetura, água morna e espuma de sabão, tudo ao mesmo tempo. 

Um tratamento de hamame é o final relaxante de um dia passeando pelas calçadas da cidade e oferece uma visão fascinante da vida e dos costumes da sociedade otomana. 

Você pode se render ao vapor nos banhos em ambos os lados da Ponte Galata: o Kılıç Ali Paşa Hamamı em Tophane e o Ayasofya Hürrem Sultan Hamamı em Sultanahmet são particularmente impressionantes e luxuosos.

Saia com as crianças em Kadıköy

Atravessar o Bósforo de balsa é um dos grandes prazeres de Istambul e o bairro asiático de Kadıköy está se tornando um destino por si só, com cafés, bares, restaurantes e butiques badalados frequentados por um público jovem e animado.

Percorra o colorido mercado de produtos , procure murais de arte de rua nas ruas secundárias, visite o museu-casa do gigante do rock turco Barış Manço ou passeie pela orla com um sorvete na mão. As vistas do pôr do sol da costa estão entre as mais espetaculares da cidade.

Experimente os sabores de Istambul

Mais do que qualquer outra coisa, os moradores de Istambl adoram comer, e a comida é muito mais do que mero combustível. Em vez disso, é uma celebração da comunidade. As refeições se desenrolam com grande cerimônia – são alegres, barulhentas e quase inevitavelmente comunitárias. 

A culinária nacional foi refinada ao longo dos séculos e é tratada com mais reverência do que qualquer coleção de museus do país. Isso não quer dizer que seja exigente, porque o que diferencia a comida turca de outros petiscos nacionais é sua base rústica e honesta. 

Os pequenos pratos de meze que você vai comer serão simples, os kebaps austeros, as saladas desestruturadas e os frutos do mar sem molho. Os sabores vão explodir na boca, porque os ingredientes são usados ​​na época.

Admire a arquitetura da Mesquita Süleymaniye

Encomendada pelo sultão otomano Süleyman I, conhecido como “o Magnífico”, esta mesquita do século XVI tem um poleiro bem grandioso no topo de uma das sete colinas da cidade velha.

A vista daqui é uma das melhores de Istambul, com vista para cúpulas e telhados até a confluência das vias navegáveis ​​do Bósforo e do Corno de Ouro e além. 

Com sua simetria elegante e interior imponente, a própria mesquita é considerada uma das obras-primas do grande arquiteto Mimar Sinan. O complexo ao redor é convidativo e sereno, com árvores altas, um gramado e um cemitério cravejado de rosas.

Vá para o subterrâneo na Cisterna da Basílica

Quando os imperadores bizantinos decidiram construir algo, eles certamente não cortaram custos. A extraordinária Cisterna da Basílica subterrânea , localizada em frente a Santa Sofia, apresenta uma floresta de colunas descontroladamente atmosférica (336 para ser exato), tetos abobadados de tijolos, misteriosos capitéis de cabeça de Medusa esculpidos e patrulhas fantasmagóricas de carpas. 

Um testemunho da ambiciosa experiência de planejamento urbano e engenharia dos bizantinos, a cisterna desempenhou um papel de protagonista em inúmeros filmes (lembra-se de Moscou contra 007?) e agora é uma das atrações turísticas mais amadas da cidade.

Enlouqueça na Mesquita Azul

Oficialmente chamada de Mesquita do Sultão Ahmed, em homenagem ao governante otomano do início do século XVII, Ahmed I, a Mesquita Azul recebe seu apelido mais conhecido pela cor das dezenas de milhares de azulejos İznik que adornam seu interior. 

Com seu enorme pátio, grande sala de oração e seis minaretes (um número sem precedentes para uma mesquita quando foi construída), este é um edifício feito para impressionar – e rivalizar com a mesquita Santa Sofia que fica em frente a uma praça ajardinada.

Admire a opulência do Palácio Dolmabahçe

Pesando cerca de 10.000 libras, o lustre de cristal que paira sobre o Salão Cerimonial do Palácio Dolmabahçe exemplifica a opulência desta residência real encomendada em meados do século XIX pelo sultão Abdül Mecit I.

É uma gloriosa mistura de estilos e materiais, com tetos dourados com milhares de quilos de ouro, pisos de mármore, corrimãos de cristal e tapetes de pele de urso. As vistas do Bósforo são tão deslumbrantes quanto a decoração.

Deixe seus pés serem seu guia

Os pontos turísticos maravilhosos de Istambul podem manter um visitante ocupado por meses, mas vale a pena dedicar algum tempo para explorar seus inúmeros bairros também. 

Embora a cidade seja extensa, seus bairros centrais são percorríveis e recompensam a caminhada, com vida nas ruas animada e identidades distintas.

Siga as equipes de filmagem e os influenciadores do Instagram pelas ruas históricas de Fener e Balat ; beba chá preto com vista para o Corno de Ouro no Pierre Loti Café , empoleirado acima dos cemitérios frondosos e complexos de túmulos sagrados ou Eyüp; ou observe os pescadores lançando suas linhas da vila de Arnavutköy, no Bósforo.

Agora que você já sabe o que fazer em Istambul, que tal compartilhar este post com seus amigos e familiares que também querem saber mais desta incrível cidade?

Você também pode gostar:

O que fazer em Santiago, Chile?

O que fazer na Avenida Paulista, em São Paulo?

Compartilhe

Deixe seu comentário