Lima: Visita ao Sitio Arqueológico de Pachacamac

Pachacamac, pode ser traduzido como “Aquele que Animou o Mundo” ou “Aquele que Criou a Terra e o Tempo”, vem do deus wari de duas caras.

O complexo arqueológico de Pachacamac situasse a, aproximadamente, 30km do Centro de Lima. Ele é uma pequena cidade pré-colombiana com palácios e templos em forma de pirâmide de adobe e pedra. Em comparação a outras construções incas, como Machu Picchu, esse sitio arqueológico pode não parece muita coisa, mas ele era um importante sítio inca e uma grande cidade quando os espanhóis chegaram.

Pachacamac_Lima_Peru-4

A cidade de Pachacamac se iniciou como um centro de cerimônias da cultura lima por volta de 100 d.C., mais tarde foi expandido pelos waris, um povo que viveu nos andes antes dos incas, e depois foi tomado pelos ichsma. Os incas acrescentaram inúmeras outras estruturas após chegarem à área, em 1450.

Pachacamac_Lima_Peru-6

Atualmente, a maioria dos prédios se parecem com pilhas de escombros espalhados pela paisagem desértica. Entretanto, alguns dos principais templos foram escavados e suas rampas e laterais em degraus apareceram. É possível subir a trilha em ziguezague até o topo do Templo do Sol, que em dias claros proporciona excelente vista da costa. Nós pudemos ver um pouco do litoral, mas com a característica do inverno Limeño.

Pachacamac_Lima_Peru-10

Já o Palácio de Mamacuna (Palácio das Mulheres Escolhidas), comumente chamado de Acllhuasi, que dizem ser a parte mais impressionante do complexo ficou bastante instável com o terremoto que ocorreu em 2007. Por isso, os visitantes só podem admirá-lo a distância.

Pachacamac_Lima_Peru

Pachacamac_Lima_Peru-5

Pachacamac_Lima_Peru-2

Aluguel de carro

Nós fomos ao sitio arqueológico de Pachacamac com o ônibus turístico da Mirabus. Antes de começar a visita pelo Templo paramos por uns minutos no café que existe na entrada do local. Depois de percorremos todo o local com a guia nos explicando grande parte da história do local. Como última parada do ônibus, fomos a um restaurante bastante turístico.

Mirabus_Lima-2

Mirabus_Lima

Primeiro, houve um pequeno show de um famoso tipo de música peruana. Depois fomos direcionados ao restaurante para almoçarmos. Como era nosso primeiro almoço peruano, pedimos os tradicionais ceviches. O prato estava bastante saboroso, mas só depois percebemos que o preço estava muito acima do normal.

Restaurante_Lima_Peru-7

Restaurante_Lima_Peru-8

Restaurante_Lima_Peru-2

Caso você não goste desses ônibus turísticos pode fechar o passeio com uma agência menor ou apenas fechar com um táxi para te levar até lá e esperá-lo visitar todo o complexo para levá-lo de volta a Lima. Nós gostamos de ter guias conosco, por isso, achamos que o passeio foi válido. Pelo que pesquisamos os táxis cobram em média S/.75 por pessoa para irem até Pachacamac e o parque cobra uma entrada de S/.10, que na Mirabus estava incluída.

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos do Peru rolando por lá!

Dados Financeiros:
Mirabus: S.85
Almoço: 2 ceviches e 1 Cusqueña: S/. 102
Café: S/. 4 cada

Viagem realizada em Agosto de 2014.

LEIA MAIS:
Nazca: Ruínas de Paredones, Geoglifos buena fe e Aquedutos de Cantallo
Paracas: passeio a Reserva Nacional de Paracas
Huacachina: passeio de Buggy e Sandboard

Posted in AMERICA DO SUL, LIMA, PERU and tagged , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *