Rio Grande do Sul: Bento Gonçalves – Salumeria Caminhos de Pedra

Nossa terceira parada do TchÊncontro foi na Salumeria Caminhos de Pedra. Antes passamos pela Casa da Ovelha e na Casa de Erva Mate.

Para ser sincera com todos vocês no horário em que paramos para conhecer mais esse lugar eu só pensava que queria ir direto para o restaurante onde seria o nosso almoço. Mas se isso tivesse acontecido eu teria perdido a grande oportunidade conhecer um lugar muito agradável e de voltar com vários quitutes na mala.

salumeria_caminhos_de_pedra_01

Salumeria Caminho de Pedra
A Salumeria Caminho de Pedra foi construída numa antiga moradia que data de 1898. Sua construção tem como base pedras de basalto irregular de cor preta, unidas entre si com uma mistura de feno, palha de trigo e estrume de vaca.

salumeria_caminhos_de_pedra_02

No site da Salumeria pude ver fotos do sótão, que parece ser um destaque do local, mas como éramos um grupo grande acabamos não visitando essa parte da casa. O sótão, que também é chamado de “granaro”, antigamente, servia para o armazenamento  de grãos e forragens. Outra função do sótão era servir de isolante térmico no inverno. Originalmente, o local era coberto de tabuinhas, também conhecidas como “scandole”.

salumeria_caminhos_de_pedra_03

Muita história se passou pela casa onde se encontra a Salumeria, muitas famílias diferentes adquiriram e residiram no local. Mas desde 2012 a casa que é de propriedade de Orlando Righesso, cujo avô foi dono da propriedade entre 1902 a 1919, passou a funcionar como a Salumeria Caminhos de Pedra conforme tivemos a oportunidade de conhecer.

Aluguel de carro

A degustação
Assim que todos os participantes do TchÊncontro conseguiram se colocar a frente do pequeno balcão que há dentro da casa, um dos funcionários começou a cortar diversas peças de Salame para que nós pudéssemos nos deliciar e, claro, sair dali em dúvida entre quais daquelas delícias voltariam para casa conosco.

salumeria_caminhos_de_pedra_04

salumeria_caminhos_de_pedra_05

Todas as vezes que pegava uma nova peça para o corte, o rapaz tinha o cuidado de nos explicar qual a característica mais forte do item que íamos degustar. Se eu não me engano, provamos aproximadamente cinco tipos e compramos alguns. Saímos de lá querendo levar todos porque cada um tinha o seu toque diferente.

salumeria_caminhos_de_pedra_06

salumeria_caminhos_de_pedra_07

Nós gostamos muito de termos participado dessa experiência. Adoramos os salames produzidos pela Salumeria Caminhos de Pedra e em nossa próxima viagem a Porto Alegre teremos que levar uma mala extra para trazer todas as delicias que o Caminho de Pedra tem a oferecer.

* O blog Por aí e Por aqui foi convidado a visitar a Salumeria Caminhos de Pedra devido a nossa participação no #TchÊncontro. A parceria foi realizada, mas a opinião expressa no relato é pessoal e de acordo com a experiência proporcionada pelo trabalho desenvolvido no local.*

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

Viagem realizada em Julho de 2015.

LEIA MAIS:
Rio Grande do Sul: Porto Alegre –  Hotel Ibis Moinhos de Vento
Rio Grande do Sul: Restaurante Vilaró, em Porto Alegre
Rio Grande do Sul: Porto Alegre – Review – Hotel Laghetto Viverone Moinhos

Posted in AMERICA DO SUL, BENTO GONÇALVES, BRASIL, GASTRONOMIA, RIO GRANDE DO SUL and tagged , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *