Imagem do título: Ian Porce (Pexels
Neste post você verá o que fazer na Avenida Paulista. Vamos lá!
Onde fica a Avenida Paulista?
A Avenida Paulista está localizada na região central da cidade de São Paulo, no Bairro Bela Vista, em uma das regiões mais elevadas da cidade. A pista tem um trecho de 2,8 km, que começa no bairro do Paraíso e termina entre os bairros Cerqueira César e Consolação.
Ela é considerada uma das principais avenidas de São Paulo. Além de ser um polo econômico, ela abriga inúmeros pontos turísticos: como teatros, museus, parques, mansões antigas, livrarias etc.
Como chegar à Avenida Paulista?
Sem dúvidas a melhor forma de chegar à Avenida Paulista é através do metrô. Na própria a avenida há três estações que pertence a Linha 2 – Verde do metrô, são elas: Brigadeiro, Trianon Masp e Consolação. É só descer nessas que você já sai na Av. Paulista.
Há outras duas estações que não estão localizadas na própria avenida, mas estão muito próximas. A estação Paulista da Linha 4 – Amarela fica na Rua da Consolação, mas basta dar alguns passos que você já consegue chegar à Paulista.
A outra estação que você terá que andar só um pouquinho a mais é a estação Paraíso da Linha 1 – Azul. Da estação Paraíso até o começo da Avenida Paulista, segundo o Google Maps, são de 650 a 700 metros de distância, durando cerca de 8 minutos fazendo esse percurso a pé.
Você pode conferir o mapa do metrô para ajudar você a chegar na Paulista.
Quando ir à Avenida Paulista?
A resposta para essa pergunta é simples: quando você quiser! Não importa o dia nem a hora, ela simplesmente não para. De ponta a ponta a Paulista é puro entretenimento.
Claro, por se tratar de uma das principais avenidas de São Paulo, é comum que tenha, durante o ano, grandes eventos como o Réveillon na Paulista, a Parada do Orgulho LGBT+ e, quando preciso, grandes manifestações políticas.
Além disso, todos os domingos a Avenida Paulista é fechada para a circulação de veículos, onde a própria avenida ganha vida e tanto moradores quanto turistas podem caminhar livremente por ela e desfrutar dos espetáculos ao ar-livre e das feiras artesanais.
Se quiser conhecer a Avenida Paulista com visita guiada clique aqui!
O que fazer na Avenida Paulista?
Agora que você já sabe onde fica, como chegar e quando ir à Avenida Paulista, listamos abaixo inúmeros pontos turísticos para você conhecer. Para facilitar, colocamos em ordem de chegada todos os lugares, desde do começo da avenida até o seu fim. Vamos lá!
1 – Casa das Rosas
Localizada bem no comecinho da Avenida Paulista, a Casa das Rosas foi construída na década de 30 e serviu como escritório e moradia do renomado arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo.
Em 1985 ela foi tombada e um ano depois foi desapropriada e restaurada pelo Governo do Estado de São Paulo. No centenário da Avenida Paulista em 1991, o Governo transformou a casa em espaço cultural, dando a ela o nome que conhecemos hoje: Casa das Rosas – Galeria Estadual de Arte.
Passando por novas reformas em 2004, a casa foi reinaugurada e ganhou um novo nome: Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, homenageando o poeta e tradutor brasileiro que faleceu em 2003.
Hoje a casa oferece exposições, eventos e cursos focados em literatura. Além disso, você pode desfrutar do belo jardim que a casa possui e degustar ao ar livre alguma refeição inspirada na culinária Italiana no Caffé Ristoro, que fica no próprio jardim da Casa das Rosas. Sem dúvidas vale muito a pena conhecer.
Localização: Avenida Paulista, 37, Bela Vista, São Paulo
Horário de funcionamento: De segunda a domingo, das 7h às 22h
Telefone: +55 (11) 3673-1883
E-mail: contato@casadasrosas.org.br
Preço: Entrada gratuita
Confira a programação acessando o site oficial da Casa das Rosas
Que tal fazer um Tour Completo na cidade de São Paulo? Saiba mais clicando aqui!
2 – Sesc Paulista
Ao sair da Casa das Rosas e dar alguns passinhos na mesma calçada, sentido Consolação, você irá encontrar o edifício de dezessete andares do Sesc Paulista.
Inaugurado em 2018, o Sesc Paulista é um centro cultural recheado de atividades. Lá você encontrará exposições, espetáculos de dança, teatro, circo, atividades físicas, cursos, ações de cidadania e biblioteca.
Além disso, você poderá tomar um memorável café no terraço e desfrutar lá do alto o disputadíssimo Mirante com uma vista privilegiada para a Avenida Paulista
Na frente do Mirante há um painel artístico enorme pintado em um edifício, a obra foi feita pelo Artista Eduardo Kobra em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer.
Lembrando que a visita ao Mirante é de graça, mas deve ser agendada com antecedência pelo site ou aplicativo Sesc.
Localização: Avenida Paulista, 119 – Bela Vista, São Paulo
Horário de funcionamento: De terça a sexta feira, das 10h às 21h30 | Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30
Preço: Entrada gratuita (Algumas atividades são pagas e outras gratuitas, para saber o preço, basta acessar a programação)
Confira a programação acessando o site oficial do Sesc Paulista
3 – Itaú Cultural
Vizinho do Sesc Paulista, o Itaú Cultural foi criado por Olavo Egydio Setúbal em 1987, com o objetivo de promover as mais diversas manifestações artísticas, além de incentivar a pesquisa para vários segmentos culturais.
No Itaú Cultural você encontrará atividades como teatro, dança, música e debates sociais. Além disso, há também um espaço que reúne quase 1500 obras sobre a História do Brasil e sobre o estudo das cédulas e moedas do país.
Tudo de graça! Para participar de alguns espetáculos, é preciso adquirir o ingresso com antecedência através do site oficial.
Localização: Avenida Paulista, 149 – Bela Vista, São Paulo
Horário de funcionamento: De terça a sábado, das 11h às 20h | Domingos e feriados, das 11h às 19h
Preço: Entrada gratuita
Telefone: (11) 2168-1777
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Confira a programação acessando o site oficial do Itaú Cultural
4 – Japan House São Paulo
Do outro lado da avenida, bem defronte a Casa das Rosas, você encontrará a Japan House São Paulo, que irá chamar a sua atenção logo de cara pela sua linda fachada feita de madeira hinoki e cobogós.
Com a ideia de difundir a cultura japonesa para a comunidade internacional, o governo japonês criou o projeto Japan House. Um lugar que promete oferecer equilíbrio, inovação e, sobretudo, hospitalidade.
Lá você encontrará exposições, biblioteca, loja e eventos gratuitos sobre a cultura Japonesa. Tem também uma cafeteria e um restaurante chamado Aizomê, onde você poderá conhecer também um pouco da gastronomia do Japão.
Para quem vai de bicicleta, há um bicicletário no subsolo.
Além de São Paulo, há unidades da Japan House em Londres e Los Angeles.
Localização: Avenida Paulista, 52, Bela Vista, São Paulo
Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 10h às 18h | Sábados das 09h às 19h | Domingos e feriados, das 09h às 18h | Segunda não abre
Preço: Entrada gratuita
Telefone: +55 (11) 3090-8900
Confira a programação acessando o site oficial da Japan House São Paulo
Veja também: O que fazer em Londres?
5 – Centro Cultural Coreano
Com a mesma ideia do Japan House, o Centro Cultural foi criado pelo governo coreano em 2013 com o objetivo de difundir a cultura coreana pelo mundo. Em 2019 foi instalada a sede na Avenida Paulista com a colaboração do designer Kira Kim.
No Centro Cultural Coreano há eventos, exposições, seminários e cursos diversos, tanto online quanto presencial. Você poderá fazer aula de idioma Coreano, de dança (K-Dance e K- Pop) de luta (Taekwondo), de culinária, poderá também aprender no próprio site tudo sobre a vida, história, economia e cultura do povo coreano. Tudo de graça!
Outra coisa que é bastante interessante: na entrada do edifício há uma escultura de quase quatro metros: um homem nu, curvado. A escultura se chama “Greetingman” criada pelo senhor Yoo Young Ho. E é um monumento que simboliza a harmonia e paz entre as pessoas, sendo a sexta escultura instalada fora da Coreia.
Os eventos, visitas e cursos são gratuitos, mas para participar é preciso agendar ou se matricular através do site.
Localização: Avenida Paulista, 460, Bela Vista, São Paulo
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 10h às 19h | Das 12h às 13h é fechado para o horário de almoço
Telefone: +55 (11) 2893-1098
E-mail: contato@kccbrazil.com.br
Para mais informações acesse o site do Centro Cultural Coreano
Quer fazer um Tour fotográfico por São Paulo? Clique e saiba mais!
6 – Reserva Cultural no Teatro Gazeta
O Edifício Gazeta possui 14 andares e 68 mil metros quadrado de área construída, que abrigam todas as unidades de negócio da Fundação Cásper Líbero: A Tv , Rádio e Teatro Gazeta, a Faculdade Cásper Líbero e o Cinema Reserva Cultural.
No cinema de rua da Reserva Cultural é possível assistir tanto a filmes brasileiros quanto a filmes europeus. O espaço conta também com uma livraria, com o Buffet Pain de France e com o restaurante mediterrâneo Bistrô Reserva.
Vale muito a pena fazer esse passeio: conhecer por dentro o edifício Gazeta e tomar um café ou comer um frango toscano antes ou depois da sessão de um belo filme.
Localização: Avenida Paulista, 900, Bela Vista, São Paulo
Horário de funcionamento: Conforme a programação
Telefone: +55 (11) 3287-3529
Para mais informações acesse o site da Reserva Cultural
7 – Shopping Cidade São Paulo
Pertinho do Edifício da Gazeta, do outro lado da avenida, você encontrará o Shopping Cidade São Paulo para dar uma quebra no passeio e fazer algumas compras.
O Shopping é estiloso e conta com boutiques de marcas de luxo, além de praça de alimentação e cinema.
Se curte passear no shopping, vale a pena conhecer esse.
Localização: Avenida Paulista, 1230, Bela Vista, São Paulo
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 10h às 22h | Domingo: 11h às 22h.
Telefone: +55 (11) 3287-3529
8 – Centro Cultural Fiesp
Localizado na frente da Estação Trianon, o Prédio da Fiesp é, sem dúvidas um dos cartões-postais da Avenida Paulista. E conta com uma série de atrações gratuitas como exposições, cursos, teatro, dança, shows musicais e muito mais.
O centro cultural possui também uma cafeteria e um lindo jardim, que foi assinado pelo arquiteto Roberto Burle Marx. Durante à noite, na fachada do prédio, é possível ver algumas lindas projeções de luz sendo um espetáculo a mais para quem está caminhando pela Paulista.
Para participar das atividades, os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente pelo site do Centro Cultural Fiesp.
Localização: Avenida Paulista, 1313, Bela Vista, São Paulo
Horário de funcionamento: De quarta a domingo, das 10h às 20h | Segunda e Terça não abre.
Telefone: +55 (11) 3322-0050 ou WhatsApp: (11) 97046-1525
Acesse o site do Centro Cultural Fiesp para mais informações
9 – Museu de Arte de São Paulo – MASP
Não tem como falar da Avenida Paulista sem falar do MASP. O Museu de Arte de São Paulo foi o primeiro museu moderno do Brasil. Antes instalado na Rua Sete de Abril, ele só foi transferido para a Avenida Paulista em 1968. Projetado por Lina Bo Bardi, o MASP é, sem dúvidas, um dos museus mais famosos do país.
O Masp abriga obras de famosos, como Picasso, Portinari, Van Gogh, Cèzanne, Anita Malfattu, Botticceli, Di Cavalcanti e muitos outros. Além do próprio Masp, você pode aproveitar a feirinha de antiguidades que acontece aos domingos no vão do museu.
Na terça-feira e em toda primeira quarta do mês a entrada é franca para o público em geral. Crianças com idade igual ou inferior a 10 anos (com comprovante) e pessoas com deficiência também não pagam (estas podem levar um acompanhante).
O agendamento online, inclusive para os dias gratuitos, continua sendo obrigatório e deve ser feito pelo site.
Localização: Avenida Paulista, 1578, Bela Vista, São Paulo
Horário de funcionamento: Terça (Grátis): Das 10h às 20h – Entrada até às 19h. De quarta a domingo, das 10h às 18h – Entrada até às 17h | Segunda-feira não abre
Telefone: +55 (11) 3149-5959
Preço: Adultos R$ 50,00 | Estudantes/Professores R$ 25,00 | Maiores de 60 anos R$ 25,00
Acesse o site do Museu de Artes de São Paulo para mais informações
10 – Parque Trianon
Inaugurado em 1892, um ano após a abertura da Avenida Paulista, o Parque Trianon é parada obrigatória para quem quer relaxar e fazer uma caminhada respirando um ar puro sob as enormes árvores preservadas da Mata Atlântica.
O parque fica localizado em frente ao Masp e possui uma área de 48 mil metros quadrados. Aos domingos, das 09h às 18h, em frente ao parque, acontece a Feira de Arte, Artesanato e Cultura do Trianon . A feira tem em média 126 expositores. Vale a pena conferir também.
Localização: Rua Peixoto Gomide, 949 – Cerqueira César, São Paulo
Horário de funcionamento: De domingo a domingo, das 06h às 10h
Telefone: +55 (11) 3289-2160
Se quiser obter mais informações sobre a feirinha que acontece em frente ao Parque Trianon, acesse a página dos organizadores no Facebook
11 – Méqui 1000
Para quem curte um fast-food e também para quem não curte, mas gosta de história: o Méqui 1000 é parada obrigatória! Ele não é um McDonald’s, qualquer. É a loja de número 1000 no Brasil!
Antes de virar o Méqui 1000, o casarão onde foi instalado essa rede de fast-food tem muita história. Ele já foi residência, palco para eventos da NBA, Netflix, Nike, e também já foi sede de alguns bancos importantes.
Além disso, nessa nova unidade há espaço para shows, serviços de mesa, tem uma área verde e possui um cardápio exclusivo, onde você encontra até lanches sem lactose.
Vale a pena visitar!
Localização: Av. Paulista, 1811 – Bela Vista, São Paulo
Horário de funcionamento: Aberto 24 horas
Telefone: +55 11) 93372-0360
12 – Conjunto Nacional
Construído pelo arquiteto David Libeskind, nos anos 60, o Conjunto Nacional foi o primeiro Shopping Center da América Latina.
O Shopping é uma mistura de comércio e cultura e possui mais de quarenta lojas no Conjunto Nacional e mais de seiscentos empreendimentos de pequeno, médio e grande porte no seu edifício comercial. Há também exposições culturais, cinema e teatro.
Livraria Cultura
Outro destaque que o Conjunto Nacional abriga e vale muito a pena conhecer é a maior livraria do país, a Livraria Cultura.
Não precisa ser um amante de livros para se encantar com o tamanho e com o design interno da livraria. Com uma área de 4,3 mil metros quadrados e três pisos, ela possui um acervo gigantesco de livros.
Além disso, no terceiro andar da livraria tem o Teatro Eva Very e no primeiro piso uma cafeteria, onde você pode degustar um delicioso café enquanto lê alguma obra favorita.
Localização: Avenida Paulista, 2073, Bela Vista, São Paulo
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 06h às 22h | Domingo e feriado, das 10h às 22h
Telefone: +55 (11) 3179-0109
E-mail: ccn@ccn.com.br
Acesse o site do Conjunto Nacional para mais informações
13 – Instituto Moreira Salles Paulista
Inaugurado em 2017, o prédio do IMS Paulista que foi construído a partir de um conceito sustentável pelo Arquiteto Henneberg Morettin, possui nove andares, todos com o pé-direito duplo.
Além de exposições, você encontrará um cineteatro, onde há filmes, eventos, debates e seminários. Há também salas de aula, uma biblioteca de Fotografia, uma livraria e o café-restaurante Balaio.
Todas as atividades são gratuitas e não precisam ser agendadas.
Localização: Avenida Paulista, 2424, Bela Vista, São Paulo
Horário de funcionamento: De terça a domingo e feriados, das 10h às 20h | Segunda-feira não abre.
Telefone: +55 (11) 2842-9120
Acesse o site do IMS Paulista para obter mais informações
14 – Petra Belas Artes
Chegamos ao final da Avenida Paulista. Para fechar com chave de ouro, que tal um cineminha de rua?
Considerado patrimônio histórico pelo Governo de São Paulo, o cinema foi inaugurado com o nome de Cine Belas Artes em 1967. Ele faz parte do grupo Belas Artes junto com a Pandora Filmes e é um dos mais importantes pontos de encontro artístico e intelectual.
No site é possível acompanhar toda a programação.
Lembrando que ele não fica exatamente na Avenida Paulista, mas bem próximo, na Consolação, ao lado da estação da Linha 4- Amarela do metrô.
Localização: Rua da Consolação, 2.423, Consolação, São Paulo
Horário de funcionamento: Conforme a programação
Telefone: +55 (11) 2894-5781
Acesse o site do Petra Belas artes para obter mais informações
15 – Pedalar na Avenida Paulista
Aqui entre nós. É quase impossível ir à Avenida Paulista e não sentir vontade de andar de bicicleta. Há uma ciclofaixa em todo o trajeto da Avenida Paulista. Sem falar no domingo quando a avenida é fechada e o número de gente pedalando cresce de forma significativa.
Mas onde você conseguirá uma bicicleta em plena Avenida Paulista? Pensando nisso é que surgiu o projeto TemBici, do banco Itaú, onde você pode alugar bicicletas ou patinetes elétricas em vários pontos da cidade por um preço atrativo.
Então, se curte pedalar, que tal atravessar toda a avenida Paulista pela ciclofaixa?
Acesse os sites para obter mais informações sobre o projeto e conferir os valores do aluguel.
Confiriu tudo o que fazer na Avenida Paulista?
Agora que você já sabe o que fazer na Avenida Paulista, curta bastante! Se possível, compartilhe esse post com seus amigos e familiares.
Se ficou faltando algum espaço que não foi abordado aqui, mas que você gostaria que fosse, comente aqui embaixo.
Bom passeio!
Leia também: